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O que é Acreditação Hospitalar? Descubra e conheça suas vantagens!

Quando o assunto é a nossa saúde ou de nossas famílias, queremos sempre o melhor. Por exemplo, se fosse possível escolher fazer um tratamento em um dos dois hospitais a seguir, por qual você optaria?

  1. um hospital que, comprovadamente, siga as melhores práticas e normas para garantir a segurança dos pacientes e qualidade do serviço;
  2. um hospital comum, sem nenhum tipo de comprovação ou certificação nos serviços prestados.

Com certeza você optaria pelo primeiro, não é mesmo?

Por esse e outros motivos que a Acreditação Hospitalar é tão importante, tanto para o hospital quanto para os pacientes e profissionais. Mas o que é exatamente a acreditação? Quem avalia? Quais as vantagens práticas?

Vamos responder essas questões durante o artigo. Acompanhe:

O que é Acreditação Hospitalar?

Segundo definição da ONA – Organização Nacional de Acreditação, a Acreditação Hospitalar é um método de avaliação e reconhecimento que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

Logo, dizer que uma instituição de saúde possui acreditação, significa que esta recebeu um reconhecimento formal de um organismo independente, como é o caso da ONA, que avaliou a aplicação de normas técnicas e requisitos de cada área para aperfeiçoar a segurança e qualidade no cuidado com os pacientes.

Diferentemente de algumas certificações técnicas ou órgãos reguladores que avaliam áreas como segurança do trabalho e a comercialização de alimentos, por exemplo, a acreditação não possui caráter fiscalizatório.

O processo é realizado de maneira voluntária, visto que é o gestor hospitalar que solicita a avaliação periódica e totalmente reservada, não divulgando os resultados e critérios analisados.

Na prática, o processo de acreditação funciona como um programa de educação continuada, aplicado para garantir que as empresas prestadoras de serviços de saúde atendam a padrões nacionais e internacionais, que proporcionem melhorias contínuas para a gestão hospitalar.

Quais instituições podem ter uma Acreditação?

As práticas e melhorias de uma Acreditação, quando aplicadas, oferecem benefícios e podem ser adotadas por diversos tipos de instituições e prestadoras de serviços de saúde, tais como:

  • Hospitais
  • Ambulatórios
  • Laboratórios
  • Serviços de Pronto Atendimento
  • Home Care
  • Serviços Oncológicos
  • Serviços de Medicina Hiperbárica
  • Serviços de Hemoterapia
  • Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva
  • Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear
  • Serviços Odontológicos
  • Serviços de Processamento de Roupas para a Saúde
  • Serviços de Dietoterapia
  • Serviços de Manipulação
  • Serviços de Esterilização e Reprocessamento de Materiais

Níveis e tipos de Acreditação Hospitalar

Existem diversas organizações de Acreditação no mercado, cada uma com um foco específico de aprimoramento dos processos de uma instituição de saúde. Na maioria dos casos, as acreditações têm validade de dois anos. Vamos conhecer as principais:

ONA (Organização Nacional de Acreditação)

Sem dúvidas, a já citada ONA é a principal instituição brasileira especializada na qualidade dos serviços de saúde e na segurança hospitalar. Por isso, possui uma das acreditações mais procuradas.

Isso porque ela permite melhorias em diversos aspectos da gestão hospitalar, ajudando a elevar os níveis de qualidade de todos os serviços, aumentando as taxas de segurança de pacientes e profissionais e valorizando ainda mais a marca da instituição.

Para aumentar o alcance de sua metodologia reconhecida internacionalmente, a ONA lança o Manual dos Serviços para a Saúde – Selo de Qualificação ONA, que é atualizado a cada quatro anos. Trata-se de uma publicação com critérios e práticas para regulamentar e certificar os moldes de qualidade e segurança para empresas de facilities na área.

A ONA oferece três níveis de acreditação:

  • Nível 1 – Acreditado: a organização de saúde cumpre em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança estabelecidos pela ONA, sendo avaliadas todas as áreas de atividades da instituição.
  • Nível 2 – Acreditado Pleno: para a instituição que cumprir em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança e em 70% ou mais, os padrões de gestão integrada.
  • Nível 3 – Acreditado com Excelência: é o nível mais completo, engloba todas as áreas e procedimentos da cultura organizacional.

Para receber a Acreditação com Excelência, é necessário cumprir em 90% ou mais os padrões de qualidade e segurança, em 80% os padrões de gestão integrada e em 70% dos padrões ONA de Excelência em Gestão. Nesse nível, a acreditação é válida por três anos.

Joint Commission International

Emitida por uma ONG, essa acreditação tem foco os parâmetros que se referem aos direitos dos pacientes e familiares, utilizando indicadores de segurança internacionais, acesso ao tratamento e capacitação dos profissionais de saúde.

Geralmente é aplicada com o objetivo de facilitar e agilizar a análise de prontuários e o acompanhamento de pacientes.

HIMSS

Sigla para Healthcare Information and Management Systems Society, essa acreditação também é feita por uma ONG, porém com foco na aplicação de métodos e ferramentas de tecnologia da informação para melhoria de processos e da gestão hospitalar.

É muito procurada por instituições de saúde que queiram otimizar e digitalizar procedimentos, tais como a aplicação de prontuário eletrônico.

NIAHO

A Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde – NIAHO, baseia-se em medidas internacionais de proteção à saúde de pacientes e profissionais, focando na aplicação de técnicas gestão de risco.

É procurada por instituições que queiram melhorar áreas como avaliação de pacientes e procedimentos de alta hospitalar.

Accreditation Canada

Essa acreditação internacional se baseia nos princípios de governança clínica, medicina de evidência e combatendo a sobrecarga de colaboradores para entregar alta performance em toda a operação.

Agora que já vimos as principais acreditações hospitalares e como funcionam, chegou a hora de explorar um pouco mais os seus benefícios. Vamos lá!

Quais as vantagens de ter uma Acreditação?

Não é só para mostrar aos clientes e pacientes como um diferencial que a acreditação hospitalar serve. A instituição que busca essa chancela precisa estar comprometida com o objetivo de buscar a melhoria em todos os processos e áreas da instituição.

Assim, a aplicação de padrões de qualidade e o respeito às normas de segurança e saúde passarão a ser integradas na cultura e no dia a dia do hospital.

Nesse sentido, a acreditação trará benefícios claros para toda a gestão hospitalar, podendo citar como principais:

  • Segurança dos pacientes e profissionais:

Redução nas taxas de infecção hospitalar, serviços de limpeza e higienização mais eficientes, menores períodos de internação e, consecutivamente, maior capacidade de atendimento.

  • Qualidade da assistência:

Melhores práticas para o atendimento de pacientes e familiares, aumento nas taxas de satisfação de clientes, mais tratamentos com sucesso, serviços mais eficientes e redução no tempo de espera.

  • Promoção do trabalho em equipe:

Times mais qualificados e eficientes, áreas com processos e normas bem definidas, formação de lideranças e melhorias na gestão.

  • Melhora do clima organizacional:

Transformação na cultura da instituição, estruturação de processos e fluxos de trabalho, melhores práticas de gerenciamentos, aumento do bem-estar e segurança dos colaboradores.

  • Monitoramento dos processos e resultados:

Definição de indicadores de sucesso, aplicação de práticas para gestão de riscos, análise e mensuração de resultados para aplicação de melhorias contínuas.

  • Melhora do desempenho institucional:

Valorização da marca, aumento da confiança e satisfação de pacientes, instituição mais eficiente e segura, mais facilidade para identificação de problemas e pontos de melhorias, redução de custos, entre outros.

Conclusão

Como podemos ver no texto, uma instituição com selo de Acreditação Hospitalar com certeza terá um serviço diferenciado, oferecendo maior qualidade e segurança para seus clientes (pacientes e familiares) e colaboradores.

Além disso, a gestão hospitalar ganha benefícios como a redução de despesas com a correção de aplicação de práticas e melhorias de processos em diversos setores para a maturidade institucional.

A Brasanitas Hospitalar é pioneira na prestação de serviços no segmento de saúde, com mais de 30 anos de experiência, aprimorando continuamente seus processos para fazer entregas de excelência. Contamos com uma equipe treinada e capacitada para a realização das atividades com eficiência e cuidado, além de oferecer uma gestão multidisciplinar, sob a supervisão de enfermeiros e especialistas em hotelaria.

A metodologia de trabalho da Brasanitas Hospitalar é customizada às necessidades de cada cliente:

  • Contribuímos para que nossos parceiros conquistem as certificações da área da saúde e aumentem a percepção de qualidade dos pacientes e usuários dos espaços.
  • Dispomos de tecnologias que contribuem para o aprimoramento dos processos de gestão e entregas dos serviços de higienização, rouparia, copeira, recepção e portaria.
  • Acreditamos na humanização dos processos, contribuindo para a recuperação do paciente.

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