10 motivos para contratar uma empresa especialista em limpeza nas alturas

10 motivos para contratar uma empresa especialista em limpeza nas alturas

Fachadas e coberturas de edificações, sejam elas comerciais ou residenciais, exigem um trabalho específico de conservação e limpeza.

Conhecido como limpeza em altura, é uma atividade que envolve conhecimento técnico específico, além do cumprimento de normas de segurança, como uso de equipamentos específicos e treinamento constante.

Por isso, terceirizar esse serviço é a solução mais eficiente, desde o controle de custos até a garantia de qualidade do resultado final do trabalho. Por isso, listamos 10 motivos que comprovam que a terceirização da limpeza em altura é a melhor solução para o seu negócio: 

 
1. Amplo conhecimento sobre a norma regulamentadora do trabalho em altura (NR-35)

A NR-35 é a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho que determina os aspectos da gestão de segurança e saúde do trabalho para todas as atividades desenvolvidas em altura com risco de queda. Vale lembrar que qualquer atividade realizada acima de 2m da superfície é considerada um trabalho em altura. Dessa forma, a NR-35 pressupõe que a exposição do trabalhador ao risco deve ser evitada ao máximo, para isso determina a adoção de medidas que eliminem o risco de queda ou que minimizem as suas consequências. 

2. Profissionais altamente qualificados 

Por ser uma atividade de alto risco, contratar mão de obra especializada, capacitada e treinada para limpeza em altura é fundamental para a correta execução deste serviço.  

3. Cumprimento das normas de saúde 

Além disso, os profissionais escalados para a limpeza em altura precisam estar gozando de uma saúde perfeita, segundo determinação da NR-35. Qualquer resfriado pode ser motivo de afastamento, visto o risco de complicações que podem se agravar quando o profissional estiver a uma grande altura.  Saúde forte é também uma medida de prevenção de acidentes. 

4. Treinamento contínuo 

Outro requisito previsto na NR-35 é o treinamento periódico a cada dois anos com carga horária total de oito horas. Aliás, a norma determina ainda que os empregadores arquem com todos os custos de treinamentos, equipamentos e horas de produção parada durante o treinamento. Ao terceirizar esse serviço, a prestadora se encarrega de enviar profissionais altamente capacitados, prontos para começarem imediatamente o serviço, seguindo todas as normas de segurança e com todos os equipamentos necessários, bem como aptos a realizarem a inspeção e manuseio dos instrumentos e preparados para agir em situações de emergência. 

5. Equipamentos de segurança 

O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), similares aos utilizados por alpinistas, é obrigatório para a limpeza em altura. A relação inclui cordas, cinturão tipo paraquedista e dispositivos de ancoragem, entre outros itens, como óculos ou máscara de proteção facial (face shield), máscara respiratória, luvas de proteção impermeáveis, avental e botas impermeáveis. Somente a aquisição destes equipamentos já representa alto custo. E, considerando que, em muitos casos, a limpeza nas áreas mais altas é mais esporádica, ao colocar na ponta do lápis todo o investimento necessário, contar com uma equipe sob demanda pode ser a melhor solução para a sua empresa.   

6. Evitar retrabalho 

Para evitar retrabalho, o ideal é começar pelas áreas mais altas. Dessa forma, evita-se que a sujeira removida caia sobre áreas que já estejam limpas, agilizando o processo de higienização. Porém, no ambiente industrial, por exemplo, é necessário atenção redobrada em função da possibilidade de contaminação. Contar com a experiência e o conhecimento de uma empresa que é líder em Facilities Services há 60 anos faz a diferença! 

7. Análise de riscos 

A conservação de áreas externas em altura envolve um minucioso estudo das condições para a realização do trabalho, visando sempre a segurança da equipe, visto que há grandes riscos de acidentes fatais. Desde as condições climáticas (como ventos fortes e frio intenso, comuns no alto e provocam mal-estar ou quedas), até das estruturas do local, que por terem acesso restrito, podem sofrer mais danos e deterioração, tornando-se pontos críticos e perigosos.  A NR 35 determina que seja feita uma análise de riscos previamente à limpeza. 

8. Horários de funcionamento  

Muitas vezes a limpeza nas áreas mais altas da planta, precisa ser realizada em horários alternativos, fora do horário comercial para não prejudicar a linha de produção ou atrapalhar a experiência dos seus clientes. Conte com um parceiro que está preparado para te atender com agilidade e no horário mais conveniente para o seu negócio.  

9. Soluções personalizadas para cada cliente 

Cada edificação exige uma solução personalizada para sua conservação e limpeza. E somente uma equipe treinada e especializada é capaz de exercer um olhar técnico e atento para identificar as reais necessidades de cada cliente e propor o melhor pacote de serviços. Por exemplo, existem diferentes tipos de limpeza em altura: limpeza a seco (com panos), limpeza a seco (com equipamentos como aspiradores e vácuos industriais) e limpeza molhada (com hidrojatos). E ainda há a opção de incluir ou não produtos químicos, ou ainda outros equipamentos, como andaimes e plataformas de elevação. Fale com um especialista do Grupo Brasanitas, para encontrar a melhor solução para a limpeza e conservação das áreas mais altas do seu negócio.  

10. Qualidade assegurada 

Metodologia de trabalho alinhada às exigências dos órgãos reguladores, a Brasanitas Limpeza e Conservação tem como foco tornar os ambientes seguros e agradáveis, unindo inovação tecnológica e responsabilidade socioambiental para atender com eficiência o seu negócio, pois sabemos que locais limpos e organizados geram mais produtividade, valorizam o seu negócio e proporcionam uma experiência única para seus clientes. Nós cuidamos da imagem da sua empresa por dentro e por fora!