6 Medidas para o controle de baratas em indústrias alimentícias

6 Medidas para o controle de baratas em indústrias alimentícias

As baratas são insetos que podem afetar o ambiente alimentício de diversas formas, além de carregar em seus corpos diversos microrganismos causadores de doenças, como bactérias, vírus e fungos que causam transtornos na produção de alimentos e na manipulação de produtos perecíveis e não perecíveis. Por ser um inseto noturno, elas costumam frequentar locais escuros e úmidos, como bueiros, lixeiras, entulhos e locais com pouco movimento e limpeza, mas também áreas internas em cozinhas, restaurantes e indústrias alimentícias. 

As empresas, principalmente as do setor alimentício como: supermercados, restaurantes, hortifruti e fábricas precisam ficar atentas à presença desses insetos que sem o um programa de controle de pragas adequado pode colocar em perigo tanto para a saúde de seus clientes e colaboradores e também sua reputação. 

A Barata é uma praga Urbana? 

Antes de entender as medidas corretas para o controle efetivo das baratas no segmento alimentício, você sabe o que é uma praga urbana? Praga urbana é toda espécie que pode causar qualquer tipo de transtorno ou riscos para a economia e à saúde humana no ambiente urbano. Mas não se esqueça o termo “praga” está relacionado ao local em que ocorre a infestação por isso é importante se atentar ao local onde o inseto está localizado, pois caso ele apareça ou prolifere no ambiente natural ele está dentro do seu habitat e cabe nós regularmos e retiramos de forma segura e controlada mantendo o cuidado com a fauna e a flora. 

Sendo assim, qualquer espécie de inseto ou animal que estiver em pontos da cidade, como indústrias, hospitais, prédios, condomínios, pode ser considerada uma praga urbana, por exemplo, você já levou uma picada de abelha andando em alguma calçada? Essa ação pode gerar sérios problemas para o comércio e a reputação daquela empresa. 

Por isso é ideal manter o um programa de controle de pragas em ambientes urbanos devido ao trânsito de pessoas e os acidentes que podem ocorrer tanto dentro ou fora da sua empresa. Cabe ao responsável do local manter a higienização e a sinalização necessária.  

Assim podemos considerar que a barata que é uma praga urbana se não levada a sério ela pode causar transtornos graves para o estabelecimento onde se encontra, por isso o controle e ações preventivas podem ser grandes aliados contra o aumento populacional e infestaçãoes de incidências desse inseto. 

6 medidas para o controle das baratas em indústrias alimentícias 

1. Boas Práticas de Limpeza e organização  

Primeiro de tudo, mantenha o ambiente organizado e limpo, mesmo com ações preventivas, com a contratação de uma empresa especializada que preste o serviço de controle de pragas, o ideal é manter os ambientes sempre seguros e limpos. Tenha como prioridade evitar ambientes com umidade, sujeira ou restos de alimentos. Para isso a inspeção continua e manutenção se faz diariamente.  

2. Mantenha o ambiente higienizado 

Quando se fala em higienização, estamos elevando o padrão de limpeza, nos atentando aos detalhes de desinfecção, uso de produtos específicos para manter o ambiente seguro e sempre higienizado livre de riscos à saúde das pessoas que estão circulando no ambiente higienizado.  

3. Armazenar os alimentos adequadamente 

Assim como o transporte de alimentos deve ser levado em consideração as normas de saúde no armazenamento deve se ter em mente a data de validade, periodicidade, umidade além de atenção ao trato e o armazenamento correto dos alimentos conforme normas da ANVISA

4. Esvaziar e higienizar as lixeiras com frequência 

O profissional responsável pela limpeza deve ter o cuidado com manutenção das lixeiras e com os restos descartados, essa ação pode evitar a contaminação, a atratividade e circulação de baratas ao redor dos ambientes visando a limpeza e prevenção de incidentes. 

5. Vedar locais possam servir de abrigo 

Manter uma inspeção continua e cuidar para que não haja riscos de locais serem infestados de inseto aonde não se tem conhecimento evita os riscos em incidentes que podem acontecer sem nenhum aviso prévio gerando transtornos aquela empresa ou até mesmo afetando sua reputação, por isso identificar locais como frestas, fendas, rachaduras, azulejos e pisos quebrados, vãos em portas e batentes, ralos abertos, entre outras situações que podem servir de abrigo para as baratas. Impedir o acesso e o abrigo desses insetos é a melhor solução. 

6. Inspeção de alimentos

Inspecionar sempre os novos alimentos que chegam ao estabelecimento, fazendo uma boa triagem antes de transportar os alimentos para o interior da empresa. Essa medida impede que insetos e/ou ovos sejam transportados de maneira passiva para dentro da empresa, podendo gerar futuras infestações. 

Fique atento aos produtos que entram em sua empresa, faça a fiscalização dos seus fornecedores e evite uma contaminação externa que pode afetar toda a sua estratégia de prevenção e cuidado instaurado.  

Como escolher a Empresa Especializada certa para seu negócio? 

Os procedimentos de controle de baratas (desinsetização) utilizam substâncias de uso controlado. Dessa forma, os profissionais encarregados precisam ser especialistas capacitados nessa área e atuar no segmento contratado para melhor atender as empresas que necessitam desses serviços. Fique atento a aplicação dos produtos, ao uso dos equipamentos de proteção individual, e se a empresa possui toda a documentação necessária para atuar, como licença sanitária, procedimentos operacionais, fichas dos produtos autorizados pela ANVISA e comprovante de treinamentos e capacitação contínuos de seus profissionais. Com essas ações você pode evitar grandes transtornos, porém mesmo nos casos mais simples é necessário manter o cuidado e uma equipe preparada para essas ações preventivas, a Praxxis conta com uma equipe especializada e preparada para te atender, fale com um de nossos especialistas e entenda a necessidade de contratar uma empresa que de auxilie no controle de pragas.