Edifícios inteligentes: como essa tendência vai mudar a gestão de Facilities Services

Edifícios inteligentes: como essa tendência vai mudar a gestão de Facilities Services

O “Intelligent Building Institute” define um edifício inteligente como: “aquele que proporciona um ambiente produtivo e econômico através da otimização de quatro elementos básicos: estrutura, sistemas, serviços e gestão e a inter-relação entre eles”. 

O conceito de “edifício inteligente” tem ganhado força. Afinal, investir em uma estrutura predial que ofereça praticidade, inovação, produtividade e economia, tem se tornado uma vantagem competitiva.  

Ativo estratégico 

Os avanços tecnológicos trazidos pelos edifícios inteligentes oferecem muito mais do que comodidade: impactam diretamente na gestão de custos operacionais, manutenção, segurança e sustentabilidade, realocando o tempo de trabalho dos gestores e técnicos de Facilities Services, que deixam de focar em nas tarefas operacionais, e passam a se dedicar no planejamento e gestão estratégica.  

Para isso, o profissional de Facilities Services precisa estar atento às tendências do mercado, aprender a desenvolver uma visão estratégica, para garantir que haja uma perfeita integração entre todos os sistemas, equipamentos e pessoas envolvidas, preservando a segurança, padronização e qualidade das operações.  

O futuro é agora 

Algumas tecnologias e inovações que estão presentes nos edifícios inteligentes e que estão impactando diretamente o setor Facilities Services: 

Sensorização: o uso de sensores para monitorar desde a ocupação até iluminação, temperatura e umidade, permitindo um controle em tempo real da utilização dos espaços. Com isso, o Facilities Services pode propôr melhor aproveitamento dos espaços, com conforto, segurança e economia no uso dos recursos.  

Sustentabilidade: da eficiência energética à gestão de resíduos também são impactados pelos sensores inteligentes, como por exemplo, sensores de movimento (que também ligam e desligam a luz e o ar-condicionado, uma forma simples de gerar economia de energia). Estima-se que cerca de 30% da energia utilizada em edifícios é desperdiçada, o que pode ser melhor administrado com o uso dos sensores inteligentes. 

Automação e robôs: tendência em tecnologia de limpeza e conservação, o uso de Robôs Móveis Autônomos (RMA) oferecem novo patamar para tarefas diárias, com análise de dados em tempo real, o que possibilita mensurar como o trabalho está sendo feito e medir resultados. Impactando diretamente na produtividade e na gestão de pessoas (tempo e alocação de funções).   

Sistemas integrados: softwares de gestão de manutenção também ganham novas funcionalidades para centralizar todas as operações e gerar respostas ágeis e flexíveis. Também graças à conectividade do 5G, que integra os sensores, recolhendo dados em tempo real sobre consumo de energia e uso do espaço, bem como custo da manutenção e outros indicadores.  

Manutenção preditiva e automatizada: tais dados permitem a análise avançada em tempo real, além de automatizar funções e otimizar ações. O resultado: é possível identificar padrões de uso, possíveis riscos e prever problemas (como avarias). Isso muda a visão do FM, que passou de uma manutenção corretiva, para uma visão preventiva e, com a integração das plataformas e análise de dados em tempo real, será guiado para a manutenção preditiva.  

Acesso remoto: como todas as componentes do edifício estão ligadas à Internet das Coisas (IoT), é possível que os gestores monitorem tudo remotamente. Isto é especialmente interessante para empresas que gerenciam várias localizações, como universidades, cadeias de supermercados e hotéis. 

Recapitulando, os principais benefícios de um edifício inteligente são:  

  • Praticidade e conforto aos ocupantes, resultando em maior produtividade, eficiência energética e menor impacto ambiental. 

  • Redução de gastos com manutenção em equipamentos, graças ao monitoramento em tempo real e ações preventivas. 

  • Processos simplificados e redução de custos com Facilities Services. 

Melhoria contínua, boas práticas e inovação 

A tecnologia deve ser vista como facilitadora, para ajudar sua empresa a fazer mais com menos. E contar com um parceiro terceirizado especialista em prestação de serviços personalizados para as necessidades do seu negócio, preservando a saúde, a segurança e a qualidade dos processos.

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