No dia 24 de novembro foi realizado mais um FM Debate, evento online promovido pela ABRAFAC. A Brasanitas como patrocinadora diamante e empresa filiada a associação, marcou presença no debate por meio da participação de Nilton Mendes, Diretor de Unidade de Negócios Brasanitas Limpeza e Conservação, além de contar com a presença de Abel Costa, Diretor Executivo da Infraspeak, Gislaine Ferronatto, Senior Manager da Aker Solutions e Maristela Serpejante, Diretora de Eventos da ABRAFAC que mediou o debate.
Com o tema “Liderando para o futuro: manutenção inteligente na vida do FM” os participantes trataram a importância de novas tecnologias para contribuir com o trabalho dos gestores de facilities e otimizar as diversas atividades realizadas pelos prestadores de serviços deste segmento.
Estamos na era da inteligência, em um mundo conectado e personalizado em que a tecnologia inteligente transforma dados em ações para melhorar os resultados, para os gestores tomarem decisões mais rápidas com indicadores lógicos e simples.
Neste cenário, as novas plataformas serão flexíveis, inteligentes e integradas, lógica a qual leva em conta o uso do machine learning e inteligência artificial para que os próprios sistemas transformem dados em sugestões e automações com impacto real nas operações. Como forma de precaver diferentes situações, os sistemas devem estar preparados para funcionarem online e offine, em diversos devices (computador ou smartphone), com uma interface simples, para que seja de fácil usabilidade por qualquer usuário.
Nilton reforça que a digitalização para a área de facilities é sempre um desafio, pois existem vários personagens envolvidos como: o gestor, a contratada, o técnico e o cliente. Para o gestor e a contratada é possível tornar os processos mais transparentes, menos operacionais e mais estratégicos. Para o técnico, é possível ter um maior controle sobre as tarefas, com ações reativas e preventivas. E para o cliente que está na ponta é possível gerar mais confiabilidade, segurança e acompanhamento em tempo real.
Com isso, é possível tornar a área de facilities mais inteligente, de forma a facilitar a rotina dos gestores por meio de um ecossistema de captura de dados (dos ativos, equipes, financeiros, operacionais e outros) que se transformam em análises preditivas, sugestões inteligentes, fluidez operacional, automação de processos e visualização destas informações. Quando você pensa na cadeia de pessoas envolvidas pode-se afirmar que uma área de facilities mais tecnológica, voltada para a estratégia garante maior controle e confiabilidade, otimização do tempo proporcionando bem-estar e segurança dos espaços.
“Hoje, aqui na Brasanitas quando aplicamos isso em nossos clientes, a ideia é que realmente seja compartilhada, ou seja, nós temos uma ferramenta que chegou para agregar valor. Imaginado nessa indústria 4.0, mas também desenvolvendo valor ao cliente e ao seu negócio e para o nosso time, seja ele pensando em estratégias de segurança do trabalho, quando ele tem a facilidade de consultar antes do início da operação as NRs ou um procedimento de segurança ou uma questão de suprimentos. Isso tudo está em uma cadeia voltado ao negócio e a tecnologia. A digitalização veio para realmente somar e isso é uma questão sem volta, que agrega ao negócio.” – Reforça Nilton.
Para obter processos mais inteligentes e integrados, deve-se ter como base três pilares: a coleta de dados com base na conectividade, a tomada de decisões com base na inteligência e as atividades em tempo real com base na automação, alcançando resultados como:
- Melhor utilização dos recursos disponíveis;
- Tomar decisões mais rápidas com base em indicadores;
- Padronização, integração e transparência;
- Cumprir com as SLAs, normas e regulações;
- Foco nas pessoas, agregando valor para o negócio.
O Grupo Brasanitas tem como pilar a inovação rumo à digitalização estratégica de seus processos. Garantindo assim melhor comunicação e acesso às informações, e ao mesmo tempo com foco em aproximar-se de seus mais de 20 mil colaboradores.