Ir para o conteúdo

Brasanitas

Facebook-f
Linkedin-in
Instagram
  • Quem Somos
  • Seja Cliente
  • |
  • Canal de Denúncias
  • Área do Colaborador
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Blog
  • Notícias
  • Segmentos
    • Centrais de Distribuição
    • Concessionárias Energéticas
    • Indústrias
    • Instituições de Ensino
    • Instituições de Saúde
    • Instituições de Financeiras
    • Mineradoras
    • Portos e Aeroportos
    • Prédios Administrativos
    • Shopping Centers
    • Telecomunicações
    • Transporte Coletivo
    • Varejo
  • Serviços
    • Facilities Services
    • Brasanitas Limpeza e Conservação
    • Brasanitas Hospitalar
    • Infralink Engenharia de Manutenção
    • Praxxis Controle de Pragas
    • DSA-Divisão de Serviços Aeroportuários
Menu
  • Segmentos
    • Centrais de Distribuição
    • Concessionárias Energéticas
    • Indústrias
    • Instituições de Ensino
    • Instituições de Saúde
    • Instituições de Financeiras
    • Mineradoras
    • Portos e Aeroportos
    • Prédios Administrativos
    • Shopping Centers
    • Telecomunicações
    • Transporte Coletivo
    • Varejo
  • Serviços
    • Facilities Services
    • Brasanitas Limpeza e Conservação
    • Brasanitas Hospitalar
    • Infralink Engenharia de Manutenção
    • Praxxis Controle de Pragas
    • DSA-Divisão de Serviços Aeroportuários
Facebook-f
Linkedin-in
Instagram
  • Segmentos
    • Centrais de Distribuição
    • Concessionárias Energéticas
    • Indústrias
    • Instituições de Ensino
    • Instituições de Financeiras
    • Instituições de Saúde
    • Mineradoras
    • Portos e Aeroportos
    • Prédios Administrativos
    • Shopping Centers
    • Telecomunicações
    • Transporte Coletivo
    • Varejo
  • Serviços
    • Facilities Services
    • Brasanitas Limpeza e Conservação
    • Brasanitas Hospitalar
    • Infralink Engenharia de Manutenção
    • Praxxis Controle de Pragas
    • DSA-Divisão de Serviços Aeroportuários
  • Quem Somos
  • Seja Cliente
  • Contato
  • Canal de Denúncias
  • Área do Colaborador
  • Trabalhe Conosco
  • Notícias
  • Blog
Menu
  • Segmentos
    • Centrais de Distribuição
    • Concessionárias Energéticas
    • Indústrias
    • Instituições de Ensino
    • Instituições de Financeiras
    • Instituições de Saúde
    • Mineradoras
    • Portos e Aeroportos
    • Prédios Administrativos
    • Shopping Centers
    • Telecomunicações
    • Transporte Coletivo
    • Varejo
  • Serviços
    • Facilities Services
    • Brasanitas Limpeza e Conservação
    • Brasanitas Hospitalar
    • Infralink Engenharia de Manutenção
    • Praxxis Controle de Pragas
    • DSA-Divisão de Serviços Aeroportuários
  • Quem Somos
  • Seja Cliente
  • Contato
  • Canal de Denúncias
  • Área do Colaborador
  • Trabalhe Conosco
  • Notícias
  • Blog

Desmistificando a transição de contratos de terceirização

Artigo, Brasanitas, Terceirização / Por Brasanitas

A terceirização é mais do que uma mudança de mindset, que requer cuidados com a estruturação e o planejamento de transição. Entretanto, no processo de passagem entre prestadores de serviços é preciso observar alguns aspectos para evitar problemas futuros.

Até a efetivação da troca, são realizados estudos, avaliações, análises e outros procedimentos para levantar de forma clara todas as informações sobre a nova operação e entender o que a prestadora precisa fazer para responder às expectativas e necessidades. As primeiras etapas da transição são fundamentais para o sucesso do projeto e, para isso, é importante fazer uma avaliação e um planejamento antes de iniciar a transição, além de criar um escopo bem definido do trabalho com as atividades a serem realizadas por essa nova equipe.

Com o intuito de contribuir para que seja feita a troca entre prestadoras da forma mais tranquila e transparente possível, foram elencados alguns fatores que devem ser observados pela empresa contratante.

Gerar confiança

Sabe-se que além das questões processuais e burocráticas, existem aspectos pouco discutidos, como a ligação com a prestadora anterior, a fidelidade e o costume com o antigo formato de trabalho. Para amenizar esses fatores, a nova prestadora deve ser transparente com relação à elaboração do escopo e integrar o cliente em todas as etapas do processo.

Essas ações visam a geração de confiança com a nova terceirizada, além de serem os primeiros passos para o estabelecimento de um relacionamento que está apenas no início. Logo, o contratado deve designar um ou dois interlocutores para deixar o cliente a par do status da transição, evitando possíveis falhas na comunicação

Processo de implantação da nova prestadora

Após um estudo do modelo operacional vigente e o levantamento de todos os aprimoramentos que devem ser efetuados, a terceirizada irá elaborar um projeto técnico (proposta) para apresentar ao cliente. Neste documento devem estar contempladas as ações emergenciais, o que será preciso para a nova implantação, equipe técnica necessária, custos e o prazo estabelecido para a conclusão da transição.

Depois da apresentação do projeto, é o momento do alinhamento técnico para verificar junto ao cliente se o que foi determinado está em conformidade com as suas expectativas. Caso tudo esteja dentro do esperado pelo contratante, a transição tem início com outros processos que envolvem o trabalho em conjunto de diversas áreas da empresa terceirizada:

  • RH e Engenharia – definição do perfil que atenda aos requisitos do escopo e as especificidades de cada função;
  • Treinamento e Qualificação – mesmo com uma equipe de profissionais especializados, é preciso realizar uma capacitação para garantir o alinhamento técnico operacional;
  • Segurança e Saúde Operacional – esta área deve assegurar a integridade do capital humano por meio de orientações adequadas, processos estruturados, procedimentos operacionais padronizados e monitoramento constante;
  • Qualidade – a estruturação dos processos e a padronização visam uma transição efetiva e a gestão da documentação operacional e legal;
  • Equipe operacional – elaboração de um cronograma com as etapas e os prazos para cumprimento, bem como o alinhamento de uma matriz com boa comunicação.

O tempo de duração total da transição é previamente determinado e incluído no escopo, considerando todas as fases, desde a assinatura da proposta até a execução de todas as atividades por parte da equipe instalada. Ao final, devem ser observadas formas de como otimizar os processos para garantir entregas de excelência.

Desmitifique a ideia de que existe tempo de inércia entre os contratos

As empresas possuem estratégias para atuar nesta troca, através de um planejamento detalhado de todos os pontos de atenção para evitar qualquer perda de eficiência e danos à empresa.

Os profissionais são treinados e capacitados para a realização desta troca de forma rápida e, ao mesmo tempo, tranquila, garantindo a continuidade dos serviços prestados através da manutenção da rotina, enquanto melhorarias são planejadas e implementadas.

Treinamentos e adequações da nova equipe

Outra dúvida durante o processo de transição é sobre a necessidade de treinamento da nova equipe para a especificidade de cada serviço. Isso também é planejado com antecedência para que a equipe inicie o trabalho tendo em mãos todos os protocolos necessários, além de toda capacitação necessária para o exercício da função.

Lembrando que os profissionais contratados fizeram parte de um processo seletivo que buscou avaliar a área de atuação e o nível de tecnicidade de cada um. Os treinamentos e capacitações são concedidos para alinhamento das atividades realizadas mediante as especificações do SLA acordado e escopo previamente aprovado pelo cliente.

Sinceridade e transparência

A contratante deve checar com frequência as documentações técnicas e legais para verificar a regularidade de todos os procedimentos. O parceiro terceirizado pode disponibilizar tais documentos por vias físicas ou digitais, desde que atue com transparência com seu cliente, para que haja uma transição eficiente. O compartilhamento de informações faz parte da base de uma relação sustentável e duradoura.

A contratante também deve deixar claras suas expectativas e construir junto à terceirizada, um plano com datas previamente estabelecidas, metas atingíveis e análise recorrente dos resultados.

O Grupo Brasanitas possui 59 anos de experiência em facilities services com divisões que permitem uma entrega multisserviços qualificada e especializada. Os clientes podem contar com uma estrutura robusta e preparada para oferecer o Integrated Facility Management (IFM) para diversos segmentos, em conformidade com as principais normas e regularizações do mercado.

Muitas empresas têm buscado parceiros que possam atender as suas demandas com relação aos serviços de facilidades, que sejam experientes e que tenham a especialização necessária para assegurar qualidade e segurança na execução das atividades. Desta forma, esperam encontrar em um só lugar, soluções exclusivas e mais assertivas para o seu negócio.

Para atender as necessidades de cada cliente, compreendemos seus objetivos e desafios, aplicando nossa experiência com a realização de comitês de inovação para discutir as evoluções dos mercados, sempre com foco na qualidade e no cuidado humanizado, prezando ao máximo a imagem do seu negócio.

Navegação de Post

← Post anterior
Post seguinte →

Assine nossa Newsletter

e tenha acesso a conteúdos, notícias e novidades da Brasanitas.

Posts recentes

  • A importância da gestão da qualidade no segmento hospitalar
  • Prevenção de mosquitos e vetores no segmento hospitalar
  • O que é a contaminação cruzada e como evitá-la no ambiente hospitalar
  • Como a tecnologia pode contribuir para a eficiência da higienização no segmento de saúde
  • Brasanitas participa do IFM Tour 2022 e se destaca na premiação Infraspeak Awards

Alguma dúvida? Entre em contato com a gente

Clique aqui

Centro Administrativo

R. João Moura, 650, Pinheiros,
05412-001 São Paulo/SP

Filiais São Paulo

São Paulo
R. João Moura, 650
Pinheiros, 05412-001

NTD – Núcleo de Treinamento
R. dos Pinheiros, 928
Pinheiros, 05422-001

Centro Operacional e Logística (COL)
R. Emílio Goeldi, 701
Galpão 9 – Lapa de Baixo, 05065-110

Campinas/SP
R. Dr. Emílio Ribas, 188
Sala 62 – Conceição, 13025-142

São José do Rio Preto/SP
R. Cel. Spínola de Castro, 3360
Sala 71 – Centro, 15015-350

Sorocaba/SP
R. Duque de Caxias, 124 
Sala 73 – Vila Leão, 18040-425

Ribeirão Preto/SP
Av. Presidente Vargas, 2001
Sala 161 – Jardim Califórnia, 14026-000

Bauru/SP
R. Cussy Júnior, 8-11
Sala 4 – Centro, 17015-021

Filiais Brasil

Manaus/AM
Av. Djalma Batista, 1719
Sala 808 – Chapada, 69050-010

Curitiba/PR
R. 24 de Maio, 1356
Rebouças, 80230-080

Vitória/ES
R. Carlos Gomes de Sá, 500
Salas 1/4 – Mata da Praia, 29066-040

São Luís/MA
Av. Colares Moreira, 07 – Qd 28
Sala 13 – Calhau, 65075-441

Rio de Janeiro/RJ
R. Atílio Milano, 56
Del Castilho, 21050-560

Belo Horizonte/MG
R. Rio Grande do Norte, 867
Sala 1002 – Funcionários, 30130-131

Brasília/DF
SAUS Quadra 04, Bloco A 
Sala 839 – Asa Sul, 70070-938

Recife/PE
Av. Rui Barbosa, 715
Sala 206 – Graças, 52011-040

Porto Alegre/RS
Av. Cristovão Colombo, 3.000
Sala 304 – Higienópolis, 90560-002

Salvador/BA
Av. Tancredo Neves, 1632
Sala 705/706 – Caminho das Árvores, 41820-020

SEGMENTOS

Centrais de Distribuição
Concessionárias Energéticas
Indústrias
Instituições de Ensino
Instituições de Saúde
Instituições Financeiras
Mineradoras
Portos e Aeroportos
Prédios Administrativos
Shopping Centers
Telecomunicações
Transporte Coletivo
Varejo

SERVIÇOS

Facilities Services
Brasanitas Hospitalar
Brasanitas Limpeza e Conservação
Praxxis Controle de Pragas
Infralink Engenharia de Manutenção
DSA – Divisão de Serviços Aeroportuários

POLÍTICAS

Política de Proteção e Privacidade de Dados

@Grupo Brasanitas 2019

Portal Praxxis
Preciso de uma Cotação
Quero fazer uma denúncia, reclamação ou elogio
Quero Trabalhar
Quero ser fornecedor ou parceiro
Portal Praxxis

Acesse o Portal Praxxis

Documentos anteriores a Janeiro/2022Documentos a partir de Janeiro/2022
Preciso de uma Cotação

Preciso fazer uma cotação

Preencha nosso formulário e faça sua cotação de forma rápida e segura.

Preciso de uma cotação

Quero fazer uma denúncia, reclamação ou elogio

Quero fazer uma denúncia, reclamação ou elogio

Para sugestões, dúvidas, reclamações ou denúncia, preencha nosso formulário de forma segura e sigilosa. Prontamente será analisado e respondido.

Quero fazer uma denúncia, reclamação ou elogio

Quero Trabalhar

Quero Trabalhar

Se você deseja trabalhar em um dos maiores grupos de facilities services do país, deixe seu currículo conosco e boa sorte!

Quero Trabalhar

Quero ser fornecedor ou parceiro

Quero ser fornecedor ou parceiro

Se você deseja ser nosso parceiro de trabalho ou fornecedor na prestação de serviços ou produtos, preencha o nosso formulário e em breve aguarde nosso contato.

Quero ser fornecedor ou parceiro