Brasanitas

Os efeitos da Digitalização no cotidiano corporativo e pessoal

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A pandemia vivida nos últimos meses promoveu uma somatória de aprendizados, principalmente para as empresas. A forma de comunicação com os clientes e a execução de tarefas tomaram um caminho que já estava previsto, porém com lentidão. Foi por meio do isolamento social que se acelerou a procura por novos formatos de trabalho e a necessidade de adaptação dos antigos.

De acordo com o estudo da Cisco “Digitalização, Resiliência e Continuidade dos Negócios”, realizado pela Deloitte, a pandemia foi um importante marco para o avanço da digitalização nos mais diferentes setores. O momento abriu caminhos para colocar em prática novas iniciativas, tornando o nosso país mais resiliente e preparado para eventos futuros.

O mesmo estudo indica as principais mudanças que impactaram tanto nos hábitos das pessoas quanto no cotidiano das organizações. Em relação às pessoas, é possível observar o aumento na busca por serviços e produtos on-line, o que reflete na diminuição do deslocamento e do contato físico, algo relacionado diretamente à digitalização de processos. Junto a esses pontos também está o uso do tempo para desenvolver novas habilidades, o que influência diretamente na boa recepção a inovações.

Nos impactos diretos às empresas, o aumento do teletrabalho é uma tendência nítida e que corresponde diretamente ao maior uso de automação e tecnologias, evidenciando que as empresas estão comprometidas com a segurança e a saúde de seus colaboradores. Outros dois pontos importantes foram a resiliência da força de trabalho, que mostrou a capacidade de cada um em desenvolver novas habilidades e relações, buscando sempre superar mudanças e desafios, e os novos modelos de negócio, que foram criados a partir da reavaliação dos processos, buscando garantir a subsistência e o equilíbrio entre o custo e a eficiência.

As companhias que conseguirem reagir de forma ágil na otimização dos processos por meio da digitalização certamente terão resultados mais interessantes. Porém, antes de executar as ideias, é preciso passar por algumas etapas preliminares, como identificar a dor do cliente e as oportunidades do mercado, esse tipo de análise é essencial para caminhar até implantações mais complexas.

Após essa avaliação, o novo serviço deve ser criado e constantemente testado, para que as soluções e possíveis novas oportunidades sejam desenvolvidas dentro da nova tecnologia.

O processo é complexo, exigindo engajamento e especialização para ser gerenciado. Sendo assim, é necessária uma equipe fluida e aberta para mudanças, assim como um investimento que possa ser moldável, afinal, a digitalização nada mais é do que agir pensando no presente, mas olhando para o futuro.

Adaptações para uma empresa mais conectada

A adequação nos processos aconteceu também no Grupo Brasanitas, tanto internamente como externamente, nos clientes, ampliamos nossos canais de comunicação e os pontos de contato. O omnichannel foi uma das estratégias adotadas para integrar diferentes canais de comunicação e estreitar com todos os clientes as relações tanto on-line quanto off-line.

Disponibilizamos o Portal do Cliente, que oferece em uma única plataforma, fácil acesso aos principais documentos para a gestão de contrato como notas fiscais, folha de pagamento, guias de recolhimento, SEFIP. Outra medida adotada foi a assinatura digital, que possibilita a coleta a distância de documentos válidos de forma rápida e segura.

Encontramos também uma maneira de manter maior proximidade com os colaboradores por meio do aplicativo Brasanitas, uma solução prática e rápida de comunicação. Lá eles têm acesso a divulgação de informações, orientações e novidades da empresa, consulta de holerite, acesso a treinamentos e campanhas de conscientização. Além disso, há a possibilidade de troca de mensagens em tempo real e o preenchimento de questões referentes à própria saúde pela ferramenta de monitoramento diário da COVID-19. Por meio dela podemos avaliar a existência de sintomas e, caso necessário, encaminhar para o setor responsável.

Também foram estabelecidas novas modalidades de encontro como reuniões virtuais, a flexibilização de dias de trabalho na sede e home office para funcionários da área administrativa da empresa, o que proporcionou diversos aprendizados e maior fluidez das atividades.

O futuro oferecerá ainda mais espaço para a digitalização, mas também exigirá uma constante reinvenção de protocolos cada vez mais completos para a implementação de tecnologias e soluções que garantam segurança e otimizem os custos para os mais diversos tipos de negócio.

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