Nos últimos anos, o número de shopping centers aumentou consideravelmente no Brasil. Hoje, somam mais de seiscentos, segundo dados da Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers. No entanto, para atender essa crescente demanda é preciso grande organização, planejamento e logística e, pensando nisso, os administradores têm apostado na terceirização.
O primeiro e principal motivo é que esses são espaços de experiência, convivência, lazer, centros de serviços fundamentais (como lotéricas, bancos, academias, clínicas, laboratórios etc.). Os consumidores passam cada vez mais tempo nestes locais e esperam poder unir a praticidade ao conforto, segurança e higiene.
Outro ponto importante é a complexidade da manutenção de uma área tão grande. Para isso é necessário estabelecer uma rotina de limpeza que leve em consideração o modo como o próprio shopping funciona – os horários de pico (do local e de setores específicos), perfil do público, localização etc. Desse modo, é necessário entender e planejar a distribuição da equipe para obter a cobertura total da área e realizar a limpeza das superfícies de maior contato, alcançando com isso uma maior produtividade.
A segurança e o respeito às normas sanitárias são o terceiro ponto de atenção. Todo trabalho de limpeza e desinfecção exige a utilização de EPIs por conta do manuseio de produtos de limpeza profissional, além de contribuir para a segurança de quem executa as atividades. Os produtos utilizados devem ser homologados pela Anvisa para que se possa comprovar a eficiência de sua ação em superfícies, além de representar maior segurança para o shopping e seus usuários. Em locais com grande circulação de pessoas a atenção com sanitizantes deve ser redobrada e as instruções de uso devem ser respeitadas no que se refere ao tipo de superfície, tempo de ação, modo de aplicação etc.
Benefícios de uma empresa especializada
Todas essas especificidades podem ser realizadas por uma empresa especializada, e a principal vantagem é que as empresas que oferecem esse tipo de serviço têm um portfólio completo que inclui diversas atividades, como: serviços de limpeza e conservação, apoio administrativo, controle de acesso, aferição de temperatura, manutenção elétrica e hidráulica, limpeza de ar-condicionado etc.
Também é possível maior otimização de recursos atrelados ao “know-how”, pois é a empresa parceira que fará a gestão de contratos de trabalho, horas extras, fornecimento das estruturas etc. A mão de obra contratada será qualificada, devidamente treinada e capacitada para atender às necessidades específicas do cliente com maior qualidade e transparência, inclusive com um planejamento que prevê a substituição e o remanejamento de colaboradores, evitando desfalques da equipe, que podem resultar em algum prejuízo.
A especialização garante o aumento da vida útil das instalações, com a manutenção preventiva e preditiva, além de melhoria contínua buscando novas práticas e tecnologias.
Por fim, é possível destacar a transparência nos processos, controle de fluxos, um canal para relatar ocorrências, entre outras possibilidades de alinhamento. Tudo isso proporciona maior segurança e confiabilidade para o administrador.
A Brasanitas é especialista em gestão full facilities e está preparada para dar um suporte especializado para shopping centers. Atuando em mais de 75 empreendimentos, conta com área técnica exclusiva para o segmento, estrutura regional que atende as características de cada estado, uma equipe capacitada com treinamentos técnicos especializados e uso de tecnologias que garantem maior eficiência na prestação de serviços e qualidade na entrega.
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