A INFRA conversou com Elaine Lima, Diretora da Brasanitas Hospitalar. A executiva tem mais de 10 anos de atuação no segmento, sua gestão tem como pontos fortes o compromisso com a entrega, expansão, inovação, influenciando o segmento de Facilities Management na área da saúde. Participou em 2013 da Certificação IQG por Distinção dos Serviços de Higiene Hospitalar e também das Recertificações em 2015 e 2017. Promoveu em 2017 o 1º Workshop “Conceitos e Tendências”, organizado pela Brasanitas Hospitalar para clientes e prospects. Em 2018 foi ganhadora do Prêmio “100 Mais Influentes na Saúde”, promovido pelo Grupo Mídia.
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Como o Grupo Brasanitas está posicionado atualmente?
Em 2018, o Grupo Brasanitas completou 56 anos de atuação neste mercado. Somos líderes no segmento de limpeza e conservação, manutenção de áreas verdes e serviços de apoio. Contamos com divisões especializadas que operam com o mais alto grau de eficiência. São elas: Brasanitas Limpeza e Conservação, Brasanitas Hospitalar (Higienização de Instituições de Saúde), Praxxis (Controle de Pragas), Infralink (Engenharia de Manutenção) e a mais recente, a Divisão de Serviços Aeroportuários (DSA), lançada em 2017.
Poderia compartilhar alguns números do Grupo?
Atualmente, temos mais de 3.000 pontos de atuação, 18 filiais, mais de 22 mil colaboradores e mais de 650 clientes. Nossas unidades estão estrategicamente instaladas em todas as regiões do país.
Como a Brasanitas Hospitalar está estruturada?
A Brasanitas Hospitalar é líder em higienização de hospitais, clínicas e laboratórios, pioneira na prestação de serviços na área da saúde. Dos 22 mil colaboradores do Grupo, 6.000 são da área da saúde. Essa alta especialização vem sendo construída ao longo de mais de 30 anos. Desde o início, a empresa visualizou a importância de segmentar tais serviços dadas as suas particularidades e necessidades específicas. Hoje ela representa 33% do faturamento do Grupo, com uma carteira de clientes que já ultrapassa 100 hospitais, mais de 400 estabelecimentos de saúde distribuídos por todo o Brasil e 9.000 leitos administrados. Assim como o Grupo Brasanitas, a Divisão Hospitalar tem a característica da longevidade; nossa taxa média de permanência é de nove anos, com contratos com mais de 20 anos de parceria.
Quais são os serviços oferecidos?
Além de equipe especializada, a Divisão oferece uma gestão multidisciplinar, sob a supervisão de enfermeiros e hoteleiros. Os serviços envolvem: Higienização Hospitalar; Gerenciamento de Leitos; Coleta de Roupa, Serviços de Camareira e Apoio à Lavanderia; Coleta Interna de Resíduos (tipos I e II); Controle de Acesso e Serviços de Apoio.
Este é um mercado promissor?
Sim. É um segmento de primeira necessidade, que oferece muitas oportunidades em termos de expansão e profissionalização. Apesar da dificuldade pela qual passa o País, em especial Setor de Saúde, no contraponto, temos a vinda de grandes grupos econômicos com capital externo, que também trazem metodologias de forte gestão financeira e tecnologias que tendem a favorecer este mercado. Temos percebido também um movimento salutar vivenciado pelo segmento de ir além do negócio hospitalar, incorporando conceitos da hotelaria / experiência do paciente, motivo pelo qual o Facilities tornar-se imprescindível.
Quando falamos em valor agregado, de que maneira a Brasanitas Hospitalar contribui para o setor?
Oferecemos uma higienização que visa o bem-estar do paciente, com humanização e cuidados voltados à sua segurança e redução das taxas de infecção hospitalar, por meio de processos eficientes buscando atingimento das metas estabelecidas dos índices de satisfação de qualidade e alto grau de produtividade acompanhando as taxas de ocupação da Instituição. Temos como ponto forte apoio técnico diferenciado aos nossos clientes na conquista e manutenção das acreditações, pois somos a única empresa certificada há cinco anos pelo IQG.
Você falou de certificação. É um quesito muito valorizado e trabalhado por vocês, não?
Com certeza! Contamos com processos muito maduros e um corpo técnico muito forte capaz de auxiliar os hospitais a conquistarem a certificação.
Somos certificados há cinco anos pelo IQG, que promove forte compromisso com as questões de qualidade e segurança do paciente nas instituições de saúde de todo país. Nossos processos operacionais são alinhados às exigências de órgãos reguladores do setor, como ONA, CCHSA e Joint Commission International (JCI) e nossa metodologia de trabalho é customizada de acordo com as necessidades de cada cliente. Isso contribui para que nossos clientes também conquistem as acreditações necessárias aos seus estabelecimentos. Em nossa carteira, temos cinco hospitais certificados e serão mais três até o final de 2018.
Em termos de tecnologias, o que é importante pontuar?
Em função de sermos a única empresa com Unidade de Negócios específica para Saúde, somos privilegiados sob o ponto de vista de sermos acionados constantemente pelo mercado para promover projetos-pilotos no que se refere a equipamentos, produtos químicos, acessórios etc., nos colocando sempre à frente das inovações. Nosso Comitê Interno de Inovação – formado por todas as áreas técnicas do Grupo – também contribui neste quesito, uma vez que ele se reúne mensalmente para discutir metodologias, processos, indicadores e tecnologias, inclusive com o olhar das necessidades do cliente. Vale destacar ainda que participamos de vários eventos internacionais referência e voltados para o nosso segmento, sempre com o objetivo de ter acesso a novas realidades, tecnologias e experiências.