Brasanitas

A importância da gestão e redução de custos operacionais

Não só para redução de custos, mas também visando a disponibilidade e confiabilidade de máquinas e equipamentos, é necessário atenção com os processos de manutenção. Para entender melhor essa lógica é preciso levar em conta que a manutenção diz respeito a um planejamento estruturado, que leva em conta ações preventivas, preditivas e corretivas.

A manutenção preventiva visa evitar que falhas ocorram, por isso ela avalia periodicamente os equipamentos e máquinas, realizando trocas, observando o desgaste e detectando avarias. Já a manutenção preditiva faz uso do suporte da tecnologia (softwares e equipamentos específicos) para monitorar e avaliar as condições e o desempenho das máquinas e equipamentos em tempo real, antecipando possíveis falhas e outros problemas. E por fim, a manutenção corretiva é aquela realizada no caso de quebra ou mau funcionamento, com uma intervenção após o problema visando a sua correção.

A seguir, veremos aspectos importantes para se levar em consideração dentro de um planejamento para obter otimização de custos.

Mapeamento de processos e vulnerabilidades

Para uma gestão assertiva é preciso realizar a análise do ambiente, ou seja, um levantamento de dados, informações sobre o desempenho das máquinas ao longo de tempo, necessidades de manutenção, tendências de produção, treinamentos realizados etc. Tudo isso irá auxiliar no mapeamento das vulnerabilidades dos equipamentos, como também no desenvolvimento de cenário preditivo de longo prazo, que antecipará as necessidades, vislumbrando oportunidades de aprimoramento de performance das máquinas, equipamentos e colaboradores.

Capacitação da equipe

Outra forma de reduzir custos é com o investimento no treinamento dos colaboradores. Se este não tiver pleno conhecimento, pode não só danificar o equipamento, como causar acidentes. Além disso, por meio da capacitação os colaboradores estarão aptos a realizar um melhor controle e monitoramento da atividade dos equipamentos, identificando o menor sinal de defeitos e problemas.

Planejamento das manutenções

As manutenções sempre serão necessárias, mas com um cronograma assertivo é possível evitar paralisações indesejadas. Desta forma, é possível minimizar o risco de acidentes durante as manutenções. Por isso, aposte em manutenções preventivas e preditivas, de acordo com o tipo de equipamento, uso, ou mesmo levando em conta o mapeamento de processos e vulnerabilidades.

Plano de contingência

Por mais eficientes que sejam os processos, algumas situações são imprevisíveis, como por exemplo, panes elétricas, acidentes com colaboradores, incêndios e outros.

Por isso, é fundamental ter um plano de contingência com orientações para cada uma dessas situações garantindo a segurança de todos e a possibilidade de atuação rápida das equipes de manutenção ou mesmo de bombeiros e outros profissionais especializados.

Tecnologia como aliada

A engenharia de manutenção está em constante evolução com novos equipamentos automatizados, com inteligência artificial, integrados, digitais, com soluções em nuvem etc. Assim, a tecnologia pode ser uma grande aliada possibilitando o monitoramento constante por meio de sensores que permitem detectar variações de temperatura, vibração, ruídos, o que auxilia na prevenção de falhas.

Acompanhamento de indicadores

A implementação de indicadores de manutenção garante ao gestor uma maior capacidade de avaliar o desempenho das máquinas, dos equipamentos ou mesmo dos colaboradores. Por exemplo, é possível mensurar atrasos, gastos com manutenção e troca de peças, por meio da avaliação da capacidade de produção de cada maquinário. Estes dados contribuem para uma tomada de mais assertiva.

A Infralink garante confiabilidade e disponibilidade de instalações e equipamentos, através de soluções em engenharia de manutenção focadas em três pilares de excelência: inovações tecnológicas, processos estruturados e profissionais especializados para atender as necessidades específicas do segmento de cada cliente.

Garantimos o pleno funcionamento de equipamentos e instalações, com um time de engenharia composto de especialistas que concedem suporte técnico às equipes operacionais, que atuam em diferentes disciplinas de manutenção  (civil, hidráulica, elétrica, mecânica, refrigeração e utilidades).

As ferramentas de gerenciamento informatizado garantem comunicação eficiente e simultânea com todos os envolvidos, gerando dashboards dinâmicos, ordens de serviços (OSs) eletrônicas (que propiciam maior agilidade no atendimento e resolução, inclusive com economia de recursos) e monitoramento por indicadores, tudo de forma remota e 100% digital.

Além disso, as operações volantes da Infralink, compostas de profissionais e técnicos especializados, garantem a disponibilidade e segurança (com rastreamento por GPS), com pronto atendimento e central de monitoramento dedicada. Estas equipes estão preparadas para realizar serviços de manutenção preventiva, preditiva ou emergencial – predial, refrigeração e frio alimentar – podendo oferecer apoio às equipes residentes. Contamos com mais de 100 veículos cobrindo diversas regiões do país.

Acesse o Portal Praxxis

Preciso fazer uma cotação

Preencha nosso formulário e faça sua cotação de forma rápida e segura.

Quero fazer uma denúncia, reclamação ou elogio

Para sugestões, dúvidas, reclamações ou denúncia, preencha nosso formulário de forma segura e sigilosa. Prontamente será analisado e respondido.

Quero Trabalhar

Se você deseja trabalhar em um dos maiores grupos de facilities services do país, deixe seu currículo conosco e boa sorte!

Quero ser fornecedor ou parceiro

Se você deseja ser nosso parceiro de trabalho ou fornecedor na prestação de serviços ou produtos, preencha o nosso formulário e em breve aguarde nosso contato.