Brasanitas

Manutenção 4.0: relação da Indústria 4.0 com a engenharia de manutenção

A Indústria 4.0 engloba um amplo sistema de tecnologias como a automação industrial, inteligência artificial, robótica, internet das coisas e a computação em nuvem. Todas com capacidade de integração de forma a promover a digitalização das atividades industriais melhorando os processos, garantindo maior monitoramento e aumento de produtividade em toda cadeia.

Quando este conceito é aplicado à manutenção, tem-se a chamada manutenção 4.0, que transforma equipamentos e ferramentas tornando possível extrair dados cada vez mais precisos e em tempo real. Ou seja, mais do que a intervenção e previsão da quebra, trabalha-se com a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos a curto, médio e longo prazo.

A manutenção se desenvolve junto com o processo evolutivo industrial, assim, na primeira geração o foco era na máquina. A manutenção era basicamente reativa, ou seja, ocorria a quebra e em seguida o reparo. Na segunda geração, têm-se a mudança do foco para a produtividade. Assim, percebe-se a importância da manutenção preventiva que aumenta a disponibilidade dos equipamentos e máquinas.

A terceira geração tem como foco a confiabilidade, por exemplo, através do método MCC (manutenção centrada na confiabilidade), que analisa a função de cada equipamento e substitui componentes que apresentam baixa confiabilidade, assim a manutenção é preditiva condicional, através do monitoramento constante. E na quarta geração temos a manutenção proativa, com foco na busca de competitividade empresarial através do aprendizado das próprias máquinas (machine learning).

Mas a manutenção 4.0 não só diz respeito às tecnologias, mas também transformação de processos e pessoas. Os processos poderão ser personalizados às necessidades e desejos dos clientes, com integração de sistemas à distância e monitoramento via dispositivo móvel.

Já a mão de obra para atuar neste novo cenário será mais qualificada, inclusive entende-se que novas profissões irão surgir. Esta nova geração de profissionais atuará muito mais na análise de informações do que na operação, com manutenções planejadas e otimizadas, o que tornará possível a redução de custos no armazenamento e compra de peças.

A consultoria McKinsey avalia que até 2025, os processos associados à Indústria 4.0 possibilitarão uma redução nos custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, redução no consumo de energia entre 10% e 20% e um aumento na eficiência do trabalho entre 10% e 25%. Também se assume que serão necessários investimentos de 40% a 50% para a adequação e modernização dos equipamentos e sistemas.

Com este progresso significativo, é preciso avaliar se a manutenção da sua empresa em linha com as mudanças que já estão ocorrendo. Caso atue com uma empresa terceirizada, verifique os modos de atuação do parceiro, as tecnologias que possuem para contribuir com a manutenção e a capacitação das equipes operacionais. Transparência com relação às documentações normativas e procedimentos, são fatores relevantes para o estabelecimento de uma parceria duradoura e de confiança.

A Infralink garante confiabilidade e disponibilidade de instalações e equipamentos, através de soluções em engenharia de manutenção focadas em três pilares de excelência: inovações tecnológicas, processos estruturados e profissionais especializados para atender as necessidades específicas do segmento de cada cliente.

Com uma equipe de especialistas para oferecer suporte às equipes técnicas capacitadas em diferentes disciplinas da engenharia (civil, hidráulica, elétrica, refrigeração e gestão de sistemas) e as ferramentas de gerenciamento informatizado, garantem uma comunicação eficiente e simultânea com todos os envolvidos, gerando dashboards dinâmicos, OSs eletrônicas (que propiciam maior agilidade no atendimento e resolução, inclusive com economia de recursos) e monitoramento por indicadores, tudo de forma remota e 100% digital. Além de um time interno que constantemente estuda e analisa os processos aplicados em busca de melhoria contínua e soluções inovadoras.

Acesse o Portal Praxxis

Preciso fazer uma cotação

Preencha nosso formulário e faça sua cotação de forma rápida e segura.

Quero fazer uma denúncia, reclamação ou elogio

Para sugestões, dúvidas, reclamações ou denúncia, preencha nosso formulário de forma segura e sigilosa. Prontamente será analisado e respondido.

Quero Trabalhar

Se você deseja trabalhar em um dos maiores grupos de facilities services do país, deixe seu currículo conosco e boa sorte!

Quero ser fornecedor ou parceiro

Se você deseja ser nosso parceiro de trabalho ou fornecedor na prestação de serviços ou produtos, preencha o nosso formulário e em breve aguarde nosso contato.