Brasanitas

NR32: o que você precisa saber sobre a segurança dos colaboradores da área de saúde

A NR32 é uma norma regulamentadora que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores que atuam direta ou indiretamente em serviços de saúde.

Recomenda-se, para cada situação de risco, a adoção de medidas preventivas e a capacitação dos trabalhadores para a execução segura de suas funções. Segundo a norma, a responsabilidade é solidária, ou seja, compartilhada entre contratantes e contratados, por isso a importância da conscientização de todos para o cumprimento dela.

Quais são os principais riscos aos quais o colaborador da área de saúde se expõe?

  • físicos;
  • químicos;
  • biológicos;
  • radiológicos (radiação ionizante);
  • ergonômicos;
  • por acidente.

Cuidados com os resíduos hospitalares

Além disso, é preciso ter cuidado e atenção durante o manuseio de resíduos hospitalares, não só para a saúde do trabalhador como para evitar contaminações no meio ambiente. Por isso, é necessário que os colaboradores estejam capacitados nos seguintes assuntos:

  1. Segregação, acondicionamento e transporte dos resíduos;
  2. Definições, classificação e potencial risco dos resíduos;
  3. Sistema de gerenciamento adotado internamente;
  4. Formas de reduzir a geração de resíduos;
  5. Conhecimento de responsabilidades e tarefas;
  6. Reconhecimento dos símbolos de identificação das classes de resíduos;
  7. Conhecimento sobre a utilização dos veículos de coleta;
  8. Orientações quanto ao uso de EPIs.

Medidas preventivas para a equipe de limpeza e conservação

De forma a atenuar os riscos a que os trabalhadores da limpeza e conservação são expostos, a NR32 estabelece medidas preventivas específicas, por exemplo, a capacitação inicial e de forma continuada.

É essencial a conscientização quanto aos princípios básicos de higiene pessoal, riscos biológicos, químicos, rotulagem, tipos de EPIs e EPCs, e procedimentos de segurança. Além disso, é proibida a varrição seca (uso de vassouras) nas áreas internas e é proibido o uso de adornos.

Manutenção de máquinas e equipamentos

Todos os equipamentos e maquinários deverão passar por inspeções e/ou manutenções de acordo com as instruções do fabricante. Os colaboradores responsáveis pela manutenção dos equipamentos também deverão receber um treinamento específico com capacitação inicial e continuada.

Lembrando que todos os equipamentos precisam passar por um processo de higienização para que seja realizada a manutenção.

Outras medidas de segurança

No entanto, é importante ressaltar que a NR32 não desobriga as instituições clínicas e hospitalares de atenderem às demais medidas de segurança em seus ambientes, como as previstas no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO):

  • É necessário certificar-se de que todos os colaboradores tenham acesso ao treinamento adequado de segurança do trabalho;
  • Mantenha o procedimento atualizado sobre todos os riscos presentes no ambiente de saúde;
  • Aplique o sistema de avaliação de desempenho dos colaboradores, de modo a se certificar de que todos seguem os processos/procedimentos operacionais padrão;
  • Insira tecnologias e sistemas de gestão que vão facilitar a implementação e avaliação de todos os processos;
  • Conte com parceiros e fornecedores que tenham o mesmo cuidado e a mesma atenção com as normas regulamentadoras.

A importância da NR32 durante a pandemia

A COVID-19 afetou toda a população, mas principalmente os profissionais da área de saúde, pois no contexto hospitalar fica mais evidente que o cumprimento das regras de segurança resguarda a saúde de todos, principalmente evitando os riscos biológicos. A própria norma classifica os riscos biológicos, em função da capacidade de contaminação, disseminação, profilaxia e tratamento. Isso contribui para o entendimento de como prevenir e controlar qualquer tipo de exposição dos colaboradores.

Segundo a Nota Técnica DIVS no 002/2020, “O novo coronavírus (COVID-19) pode ser enquadrado como agente biológico classe de risco 3, seguindo a Classificação de Risco dos Agentes Biológicos, publicada em 2017, pelo Ministério da Saúde”. Baseando suas ações nas recomendações da NR32 e nas atualizações feitas por órgãos como o Ministério da Saúde, a questão da segurança do trabalho em Serviços de Saúde é mais bem conduzida em virtude das medidas de precaução/isolamentos com a padronização e o uso de EPIs para os casos de infecção contato-gotícula e contato-aerossóis.

A Brasanitas Hospitalar é pioneira na prestação de serviços no segmento de saúde, com mais de 35 anos de experiência, aprimorando continuamente seus processos para fazer entregas de excelência. Contamos com uma equipe treinada e capacitada para a realização das atividades com eficiência e cuidado, além de oferecer uma gestão multidisciplinar, sob a supervisão de enfermeiros e especialistas em hotelaria.

A metodologia de trabalho da Brasanitas Hospitalar é customizada às necessidades de cada cliente:

  • Contribuímos para que nossos parceiros conquistem as certificações da área da saúde e aumentem a percepção de qualidade dos pacientes e usuários dos espaços.
  • Dispomos de tecnologias que contribuem para o aprimoramento dos processos de gestão e entregas dos serviços de higienização, rouparia, copeira, recepção e portaria.
  • Acreditamos na humanização dos processos, contribuindo para a recuperação do paciente.

Acesse o Portal Praxxis

Preciso fazer uma cotação

Preencha nosso formulário e faça sua cotação de forma rápida e segura.

Quero fazer uma denúncia, reclamação ou elogio

Para sugestões, dúvidas, reclamações ou denúncia, preencha nosso formulário de forma segura e sigilosa. Prontamente será analisado e respondido.

Quero Trabalhar

Se você deseja trabalhar em um dos maiores grupos de facilities services do país, deixe seu currículo conosco e boa sorte!

Quero ser fornecedor ou parceiro

Se você deseja ser nosso parceiro de trabalho ou fornecedor na prestação de serviços ou produtos, preencha o nosso formulário e em breve aguarde nosso contato.