Brasanitas

Volta às aulas: protocolos para uma retomada segura

Alguns estados já definiram a data para a retomada das atividades escolares, o que impacta diretamente na vida de 47,8 milhões de alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio, segundo dados do Inep de 2020.

Apesar do Ministério da Educação lançar um guia com o protocolo sanitário, os governos estaduais podem acrescentar medidas de acordo com orientações de entidades sanitárias. Junto com as prefeituras e escolas, decidirão o formato e a metodologia para esse retorno. Confira na imagem abaixo as previsões informadas pelas Secretarias de Educação das redes estaduais e municipais.

Fonte: Melhor Escola/Uol – atualização 25/01/2021

As escolas particulares estão estabelecendo junto aos governos um processo de retomada gradual em três etapas de acordo com a fase em que se encontra a cidade (amarela, laranja ou verde). Nessa primeira etapa, apenas 35% dos alunos estarão presentes, com rodízio de acordo com regra da própria instituição, já na segunda fase 70% poderão estar presentes e, na terceira fase, 100% dos alunos.

Apesar da retomada, diversos protocolos de segurança e de saúde serão observados para diminuir os riscos de contágio e também a aglomeração. Uma das medidas é o distanciamento de 1,5 metro, além da organização dos horários de entrada e saída, evitando aglomeração, com predileção por períodos fora dos horários de pico do transporte público. Os intervalos ou recreios devem ser feitos com revezamento de turmas. Feiras, palestras, seminários, competições, campeonatos esportivos e comemorações estão proibidos. As atividades de educação física podem ocorrer com o distanciamento e preferencialmente ao ar livre.

É recomendável a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. O uso da máscara é obrigatório dentro da instituição, no transporte escolar e em todo o percurso de casa à instituição. Será necessário organizar a distribuição de água potável de modo individualizado ou cada um deve levar seu próprio copo; as instituições deverão disponibilizar os EPIs necessários aos funcionários para cada tipo de atividade.

O processo de higienização dos ambientes será mais cuidadoso e recorrente, com limpeza das superfícies e dos ambientes antes do início das aulas e no momento da troca de turnos, com maior atenção às superfícies críticas (grades, mesas de refeitório, carteiras, puxadores de porta e corrimões). Os banheiros, lavatórios e vestiários deverão ser higienizados antes da abertura e a cada três horas, pelo menos. O lixo deverá ser removido no mínimo três vezes ao dia e os ambientes deverão manter-se ventilados com janelas e portas abertas.

Todos os casos suspeitos deverão ser informados para o órgão responsável. Os pais e responsáveis devem aferir a temperatura dos estudantes antes de irem para a instituição de ensino e ao retornar. Caso esteja acima de 37,5º C a recomendação é ficar em casa. Além disso, as instituições também devem aferir a temperatura de todas as pessoas na entrada. Em caso de sintoma, o indivíduo deve ficar em uma área isolada até que possa retornar para casa.

Profissionais e alunos que fazem parte do grupo de risco ou que não se sintam confortáveis para participar das aulas presenciais devem ficar em casa e realizar as atividades remotamente O contato com os familiares deve ser preferencialmente on-line.

Com as crianças, certamente são necessários protocolos e cuidados específicos, pois não deve ser permitido o contato social: abraços, beijos e mãos dadas. Outra observação é referente à não utilização de parque ou de brinquedos de uso coletivo.

Segundo documento divulgado pela UNICEF, é necessário realizar um treinamento de todos os funcionários para a implementação de práticas de higiene e distanciamento físico. Oferecer também um treinamento específico para as equipes de limpeza sobre a melhor forma de realizar a desinfecção dos ambientes, inclusive com melhorias na gestão e no tratamento de resíduos.

Pensando nisso, o Grupo Brasanitas lançou diversos protocolos para a reabertura segura das instituições, com informações detalhadas dos procedimentos de higienização e desinfecção. Baixe aqui.

A Brasanitas também conta com uma equipe capacitada, com treinamentos técnicos especializados, além de equipamentos e EPIs necessários para a realização segura das atividades. Estamos preparados e munidos de todos os documentos de recomendação dos maiores órgãos de saúde e educação, analisando estudos, protocolos e outras diretrizes. Podemos também auxiliar você na comunicação de todos esses procedimentos de forma clara para todos.

Acesse o Portal Praxxis

Preciso fazer uma cotação

Preencha nosso formulário e faça sua cotação de forma rápida e segura.

Quero fazer uma denúncia, reclamação ou elogio

Para sugestões, dúvidas, reclamações ou denúncia, preencha nosso formulário de forma segura e sigilosa. Prontamente será analisado e respondido.

Quero Trabalhar

Se você deseja trabalhar em um dos maiores grupos de facilities services do país, deixe seu currículo conosco e boa sorte!

Quero ser fornecedor ou parceiro

Se você deseja ser nosso parceiro de trabalho ou fornecedor na prestação de serviços ou produtos, preencha o nosso formulário e em breve aguarde nosso contato.