Brasanitas

A relevância da saúde mental do colaborador para as empresas

A OMS determina a saúde mental como “um estado de bem-estar em que uma pessoa tem consciência de suas próprias habilidades, tem a capacidade de enfrentar as tensões habituais da vida, condições para trabalhar de forma proveitosa, além de ser capaz de colaborar com a sua comunidade”.

A organização também revela que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental ou comportamental, como ansiedade e depressão, com impactos na vida pessoal e profissional.

  • Depressão (59% das pessoas se encontram em estado máximo de depressão);
  • Transtorno de ansiedade (63% das pessoas têm algum problema de ansiedade).

O nível de satisfação com o emprego tem papel fundamental no equilíbrio da mente, afinal, os trabalhadores passam em média 8 a 9 horas por dia no trabalho, o que corresponde a quase um quarto do tempo que passam acordados.

Por isso, garantir a saúde mental dos colaboradores vem se tornando uma bandeira cada vez mais importante para as empresas, pois tem impactos diretos na produtividade e integração das equipes.

Mas o que a empresa pode fazer?

Promover a saúde mental por meio de campanhas positivas e do reconhecimento do trabalho individual e em equipe, proporcionando um ambiente aberto ao diálogo e à resolução saudável de conflitos, enfrentando os casos de problemas relacionados à saúde mental com responsabilidade e suporte médico, quando necessário.

Também é necessário alertar funcionários sobre ferramentas de dentro ou fora da organização, ou seja, quais os canais internos para o colaborador buscar em caso de estresse, ansiedade e outros; é preciso também divulgar quais são os canais municipais e estaduais de apoio à saúde mental.

Em resumo, as empresas precisam desenvolver uma estratégia integrada de saúde e bem-estar que cubra prevenção, identificação precoce, apoio e reabilitação.

No Grupo Brasanitas priorizamos a saúde e o bem-estar dos colaboradores

O Grupo Brasanitas acredita que o cuidado começa “ dentro de casa”, assim, priorizando o bem-estar e a saúde mental dos seus mais de 20.000 colaboradores, desenvolveu o Programa Acolher.

Por meio dele oferecemos aos colaboradores e familiares orientação psicológica, social, financeira e jurídica. Dessa forma buscamos auxiliar e estar sempre presentes na vida de cada um.

Também, pensando que a prevenção é o caminho, realizamos diversas campanhas focadas no cuidado com a saúde, incentivando o uso de EPIs e outras práticas de segurança no trabalho, prevenção de acidentes, dicas de bem-estar, comportamento e gestão do tempo.

Nossa equipe de SSO – Segurança e Saúde Ocupacional – verifica se as atividades são realizadas de acordo com as normas de trabalho e segurança definidas por órgãos reguladores. Além disso, ela é responsável pelos treinamentos normativos, documentações, gestão de indicadores e pela disseminação de conteúdos de conscientização. Além disso, concede orientações e realiza ações de comunicação voltadas para a mudança positiva do comportamento, mantendo um canal aberto com os colaboradores para auxiliá-los na atenção médica com foco na segurança ocupacional.

 

Acesse o Portal Praxxis

Preciso fazer uma cotação

Preencha nosso formulário e faça sua cotação de forma rápida e segura.

Quero fazer uma denúncia, reclamação ou elogio

Para sugestões, dúvidas, reclamações ou denúncia, preencha nosso formulário de forma segura e sigilosa. Prontamente será analisado e respondido.

Quero Trabalhar

Se você deseja trabalhar em um dos maiores grupos de facilities services do país, deixe seu currículo conosco e boa sorte!

Quero ser fornecedor ou parceiro

Se você deseja ser nosso parceiro de trabalho ou fornecedor na prestação de serviços ou produtos, preencha o nosso formulário e em breve aguarde nosso contato.