Brasanitas

Sustentabilidade e Facility Management em prol do meio ambiente

As empresas têm grande responsabilidade com o meio ambiente e apostar em boas práticas que permitam a relação das atividades de administração predial com processos que não impactem no meio ambiente de forma negativa é essencial. Não só para o futuro do planeta, mas também como ferramenta de credibilidade perante o mercado. Em um momento em que as pessoas têm se preocupado cada vez mais com a questão, este cuidado é visto pelas organizações, como um aspecto fundamental a se considerar na contratação de serviços.

Como unir FM e sustentabilidade?

Um gerenciamento com foco no aproveitamento máximo dos recursos, utilizando e reaproveitando tudo o que for possível para contribuir com a redução da emissão de gases é necessário.

Entre algumas melhorias que podem ser feitas rapidamente estão a redução de consumo de energia elétrica e água, sendo este último economizado por meio da reutilização; descarte correto de materiais, como lâmpadas; coleta seletiva, entre outros aspectos.

O Grupo Brasanitas, utiliza equipamentos em suas operações que oferecem eficiência, com baixo consumo de água e energia. Além disso, possui um planejamento de reaproveitamento de equipamentos, caso haja a possibilidade de revitalização, e destinação de peças e aparelhos que não estão mais em condições de uso, para que sejam enviados para leilões de venda de sucatas. Com o intuito de evitar o descarte incorreto de embalagens de produtos químicos, a Brasanitas também possui certificação de movimentação de resíduos. Trata-se de um documento que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final, licenciados ou autorizados pela CETESB.

Por menores que pareçam as mudanças, elas geram impactos significativos no meio ambiente e para fazer um planejamento e implementar uma cultura de responsabilidade ambiental, os gestores precisam ter acesso aos dados de consumo, assim é possível fazer uma análise com o objetivo de evitar desperdícios e conscientizar as pessoas.

Aliás, a conscientização é um passo muito importante para o sucesso de estratégias com foco em sustentabilidade. Por isso, é importante compartilhar boas práticas dentro e fora da empresa, como atenção com as luzes em ambientes não utilizados, fechamento correto de torneira, uso excessivo de objetos de plástico etc.

Outro ponto importante, refere-se ao aproveitamento da ventilação e iluminação natural. O conforto térmico é sempre um indicador importante para diversos ambientes organizacionais em diferentes segmentos, mas muitas vezes os recursos naturais não são bem aproveitados ou não se tem a percepção de como uma simples pintura branca em uma parede, torna o espaço mais arejado e melhor iluminado.

Novas tecnologias

Grande aliada de inúmeros processos, as tecnologias estão disponíveis para contribuir com melhorias, atuando no aumento da produtividade e até promovendo a otimização de custos.

A Brasanitas, por exemplo, implementou a assinatura eletrônica e conquistou selo de sustentabilidade (veja aqui). O movimento de digitalização da empresa foi reconhecido por contribuir ativamente para a preservação do meio ambiente ao substituir o uso de papel, tão comum em muitas empresas.

Existem diversas possibilidades de utilização das tecnologias como ferramentas para contribuir com a responsabilidade ambiental, como por exemplo, monitoramento de equipamentos e instalações para evitar falhas que possam acarretar em gastos excessivos de recursos naturais e emissão de gases prejudiciais para a camada de ozônio ou ainda, sensores de presença nos ambientes que permitem o desligamento da iluminação e ventilação quando não houver pessoas.

Parcerias sustentáveis

É importante buscar fornecedores e parceiros que estejam em linha com os princípios de responsabilidade socioambiental da sua empresa. Assim, será possível organizar ações em parceria, gerar confiança dos clientes por meio de aquisição de produtos confiáveis, além de orientações e planejamentos que podem beneficiar ambas as partes. A Brasanitas faz uso de produtos homologados por órgãos reguladores e que sejam ecologicamente corretos e atua em parceria com clientes e fornecedores em ações que visam a preservação do meio ambiente como treinamentos e orientações para colaboradores, conservação de áreas verdes, além de promover ações sociais.

A terceirização da gestão de facilities pode ser a melhor forma de vencer os desafios propostos pela sustentabilidade. Este parceiro pode oferecer serviços baseados nas melhores práticas, com profissionais qualificados, tecnologia avançada e equipamentos modernos e sustentáveis.

O Grupo Brasanitas possui 59 anos de experiência no segmento de serviços de facilities com unidades de negócios que permitem uma entrega multisserviços qualificada e especializada. Fazemos valer a gestão unificada de soluções em todos os setores, seguindo sempre as principais certificações do mercado.

Para atender as necessidades de cada cliente, compreendemos seus objetivos e desafios, e aplicamos nossa experiência com a realização de comitês de inovação para discutir as evoluções dos mercados, sempre com foco na tradição e no cuidado humanizado, prezando ao máximo a imagem do seu negócio.

Acesse o Portal Praxxis

Preciso fazer uma cotação

Preencha nosso formulário e faça sua cotação de forma rápida e segura.

Quero fazer uma denúncia, reclamação ou elogio

Para sugestões, dúvidas, reclamações ou denúncia, preencha nosso formulário de forma segura e sigilosa. Prontamente será analisado e respondido.

Quero Trabalhar

Se você deseja trabalhar em um dos maiores grupos de facilities services do país, deixe seu currículo conosco e boa sorte!

Quero ser fornecedor ou parceiro

Se você deseja ser nosso parceiro de trabalho ou fornecedor na prestação de serviços ou produtos, preencha o nosso formulário e em breve aguarde nosso contato.