Brasanitas

Transição de manutenção orgânica para operacional: entenda o que é preciso para obter eficiência neste processo em hospitais

Por ser um ambiente dinâmico e cercado de desafios, os hospitais merecem atenção especial quando se trata de sua manutenção. Isso porque, sua estrutura é projetada para ser funcional e segura, em alguns casos, podendo sofrer alterações para atender demandas administrativas, técnicas e médicas. Logo, é importante atentar-se ao planejamento e forma de execução das manutenções, sem que haja transtornos ou prejuízos para os profissionais e pacientes.

No manual técnico desenvolvido por Jarbas B. Karman para o Ministério da Saúde (1995) – “Manutenção incorporada à arquitetura hospitalar” – são fornecidos conceitos atemporais com relação à formatação e conservação de instituições de saúde. Além da atenção durante a construção e alterações no layout do hospital, deve-se considerar as especificidades e o pleno funcionamento dos equipamentos que mantém a realização dos serviços sem interrupções a longo prazo.

Desta forma, a manutenção torna-se vital para a realização de todas as atividades, sem prejuízos aos atendimentos médicos e fornecendo condições para proporcionar os cuidados essenciais, que são o foco dos serviços de saúde. Segundo o manual técnico de Karman, é possível classificar a manutenção de dois modos: a manutenção orgânica que está vinculada à arquitetura, à construção, às instalações, aos equipamentos e à funcionalidade dos espaços. E a manutenção operacional, que dá continuidade à orgânica, prevenindo, conservando, reparando, preservando e assegurando a operacionalidade de toda instalação.

O autor ressalta que toda estruturação da manutenção orgânica deve ser planejada para facilitar e tornar viável a manutenção operacional de qualidade após a fase de construção inicial. Além disso, para que seja possível oferecer disponibilidade e segurança para uma estrutura complexa e modular, como a dos serviços de saúde, são necessários conhecimentos e equipamentos específicos que possam avaliar as condições das máquinas e das instalações, bem como uma programação de manutenção adequada ao local e que não ofereça inconvenientes às atividades.

Equipes sem a capacitação necessária ou que realizem apenas ações básicas, sem contemplar o volume de atendimentos, profissionais em ação, equipamentos existentes e utilidades consumidas, podem pôr em risco o funcionamento e o nome da instituição. Com os desafios recentes e cenários adversos impostos pela pandemia e quem vêm sendo enfrentados pelos médicos, enfermeiros, equipes administrativas, times operacionais etc., urge a reflexão sobre criar condições adequadas para a fluidez das práticas em serviços de saúde.

Assim, essa visão correlata da necessidade, no segmento hospitalar, de um olhar para a estrutura e levando em conta as prováveis alterações e atividades ininterruptas, ressalta a importância de um parceiro especializado neste segmento, que compreenda essas especificidades e garanta o pleno funcionamento das instalações.

A Infralink garante confiabilidade e disponibilidade de instalações e equipamentos, através de soluções em engenharia de manutenção focadas em três pilares de excelência: inovações tecnológicas, processos estruturados e profissionais especializados para atender às necessidades específicas do segmento de cada cliente.

Contamos com equipe de especialistas, que constantemente realizam estudos visando o aprimoramento dos processos de manutenção, com o suporte tecnológico para uma gestão eficiente e atendimento às necessidades de cada cliente. Além disso, a área técnica elabora planos de manutenção que respaldam as equipes operacionais, aptas para atuar em diferentes disciplinas da manutenção (civil, hidráulica, elétrica, mecânica, refrigeração e utilidades).

Os sistemas de gerenciamento informatizado empregados garantem uma comunicação eficiente e simultânea com todos os envolvidos, gerando dashboards dinâmicos, OSs eletrônicas (que propiciam maior agilidade no atendimento e resolução, inclusive com economia de recursos) e monitoramento por indicadores, tudo de forma remota e 100% digital.

Acesse o Portal Praxxis

Preciso fazer uma cotação

Preencha nosso formulário e faça sua cotação de forma rápida e segura.

Quero fazer uma denúncia, reclamação ou elogio

Para sugestões, dúvidas, reclamações ou denúncia, preencha nosso formulário de forma segura e sigilosa. Prontamente será analisado e respondido.

Quero Trabalhar

Se você deseja trabalhar em um dos maiores grupos de facilities services do país, deixe seu currículo conosco e boa sorte!

Quero ser fornecedor ou parceiro

Se você deseja ser nosso parceiro de trabalho ou fornecedor na prestação de serviços ou produtos, preencha o nosso formulário e em breve aguarde nosso contato.