Brasanitas

Voz aos colaboradores

Grupo Brasanitas implementa Canal de Denúncias para ouvir de perto o relato de seus profissionais.
Com o objetivo de manter o ambiente de trabalho produtivo e com a satisfação de seus colaboradores, o Grupo Brasanitas implantou o Canal de Denúncias no início de agosto. Agora, reclamações ou sugestões dos profissionais referentes a pessoas, setores ou processos internos podem ser feitas por telefone, e-mail, pela intranet da empresa ou pelo site do Grupo Brasanitas. Para garantir a segurança e a qualidade do serviço, a multinacional PricewaterhouseCoopers (PwC) foi terceirizada para receber os chamados.

“A PwC tem uma equipe especializada que classifica os tipos de denúncias, sugestões etc., registra no sistema e encaminha ao setor adequado na Brasanitas”, explica Márcio Lucas, responsável pelos Controles Internos no Grupo, que recebe e gerencia os chamados. “Analiso a situação e, dependendo do caso, sigo com as devidas providências. Se for algo relacionado ao desvio de conduta, por exemplo, o comunicado é encaminhado ao gestor responsável via sistema, que faz a averiguação e retorna ao denunciante em até 10 dias úteis.”

O Canal de Denúncias nasceu para reforçar o Código de Conduta, revisado em 2013. O objetivo principal é identificar onde a companhia pode melhorar e gerar indicadores de desempenho. “Caso a denúncia seja sobre alguma fraude, encaminhamos ao setor especializado. Um relato sobre processos, por sua vez, é avaliado e pode gerar uma remodelação interna, sempre com o fim de gerar melhorias”, diz.

O denunciante pode optar por abrir chamados anônimos ou identificados. “A denúncia anônima deve ser analisada com mais vigor e precisa conter informações mais precisas, por não termos a identidade da pessoa e nem sabermos sua área de trabalho”, finaliza Márcio.