A importância da gestão da qualidade no segmento hospitalar

A importância da gestão da qualidade no segmento hospitalar

A gestão da qualidade trata da administração de processos para assegurar a consistência e níveis elevados de qualidade dos produtos/serviços, bem como a melhoria contínua que aumenta a competitividade da empresa no mercado.

Entretanto, quando falamos da mesma gestão aplicada à área da saúde, deve-se ressaltar que este tipo de serviço lida diariamente com um elemento valioso para a sociedade: a vida.

Assim, a gestão da qualidade para hospitais e laboratórios, diz respeito a eficiência de atendimento e condições de instalações e equipamentos que serão utilizados para o cuidado centrado no cliente.

Para os especialistas do tema qualidade, é possível enumerar alguns aspectos essenciais para o sucesso da aplicação dessa gestão, que são:

  • Foco no cliente
  • Liderança
  • Engajamento das pessoas
  • Abordagem de processo
  • Melhoria
  • Tomada de decisão baseada em evidência
  • Gestão de relacionamento

Desta forma, a aplicação desses conceitos no ambiente hospitalar pode ser realizada por meio de esforço cultural sustentável, através das ferramentas da qualidade e princípios citados acima, de forma que contribuam para que a atenção primária e demais, dada pelas equipes multifuncionais, tenha efetividade, além de redução de custos.

Com o objetivo de ajudar as instituições de saúde nessa busca pelo protagonismo na qualidade, autoridades no tema desenvolveram instrumentos de excelência para referenciar a aplicação de sucesso nesta gestão, como o Ministério da Saúde, que desenvolveu o tema Qualidade e Avaliação Hospitalar a partir da publicação de normas e portarias; a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) que criou em 1991 o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) e a Organização Nacional da Acreditação (ONA), uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, além de validar fornecedores e parceiros especialistas que realizam as atividades com excelência no processo.

O conceito de gestão da qualidade também conta com ferramentas clássicas, como fluxograma, cartas de controle, diagrama de Ishikawa, folha de verificação, histograma, diagrama de dispersão e diagrama de Pareto, cada um com objetivos específicos e vantagens, como ferramenta de desenvolvimento do olhar crítico e analítico que auxiliam no grau de conformidade no atendimento às demandas.

A Brasanitas Hospitalar é pioneira na prestação de serviços no segmento de saúde, com mais de 30 anos de experiência, aprimorando continuamente seu sistema de gestão da qualidade para fazer entregas de excelência. Contamos com uma equipe capacitada e empenhada para a eficiência e cuidado, além de oferecer uma gestão multidisciplinar, sob a supervisão de enfermeiros e especialistas em hotelaria.

A metodologia de trabalho da Brasanitas Hospitalar é customizada às necessidades de cada cliente e referenciada pelos mais altos padrões de referência normativa:

  • Contribuímos para que nossos parceiros conquistem as certificações da área da saúde e aumentem a percepção de qualidade dos pacientes e usuários dos espaços.
  • Dispomos de tecnologias que contribuem para o aprimoramento dos processos de gestão e entregas dos serviços de higienização, rouparia, copeira, recepção e portaria.
  • Acreditamos na humanização dos processos, contribuindo para a recuperação do paciente.