Como a tecnologia pode contribuir para a eficiência da higienização no segmento de saúde

Como a tecnologia pode contribuir para a eficiência da higienização no segmento de saúde

A higienização ou limpeza e desinfecção profissional é essencial para garantir a segurança e saúde de profissionais, colaboradores e pacientes nos ambientes hospitalares. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) superfícies que passam pelo processo de limpeza e desinfecção, reduzem o número de microrganismos em 99%, enquanto aquelas que passam somente pela retirada de sujidades reduz em 80%.

Com relação a este tema, o Centro Tecnológico do Grupo Brasanitas, tem se empenhado para aprimorar as práticas, implementar novos sistemas e desenvolver novos equipamentos junto aos fornecedores e startups parcerias, com o objetivo de oferecer o que há de mais inovador no segmento hospitalar.

Com a pandemia, isso se tornou ainda mais relevante, principalmente porque o uso da tecnologia – seja em sistemas, produtos ou equipamentos – favorece consideravelmente a produtividade da instituição, além de garantir maior segurança, qualidade do serviço e a otimização do tempo do colaborador.

Ao longo dos anos, os equipamentos de higienização se tornaram mais tecnológicos, alguns até mesmo automatizados, inclusive com uso de inteligência artificial. E as instituições hospitalares passaram a investir em inovação e buscar parceiros externos que também têm esta preocupação e possam fazer parte da estratégia, gerando mais eficiência e segurança. Aliada a essa busca pelo parceiro ideal, as instituições passam a observar não só os equipamentos disponibilizados, mas o perfil de profissional, que deve ser treinado e reciclado constantemente.

Neste contexto, a Brasanitas Hospitalar se destaca com mais de 30 anos no segmento da saúde com equipe especializada, área técnica exclusiva e centro tecnológico de inovações para não só ofertar serviços com alta eficiência, profissionalismo e cuidado, mas também oferecer uma gestão multidisciplinar, sob supervisão de enfermeiros e especialistas em hotelaria.

Com grande preocupação em garantir aos clientes o que há de mais moderno no segmento hospitalar, e, devido ao cenário de pandemia, permitindo uma higienização eficiente e com menor contato do colaborador com as áreas de risco, a Brasanitas Hospitalar investe em tecnologias de monitoramento em tempo real e sistema de gestão de leitos atuando em sinergia com o sistema do cliente local totalmente informatizado, facilitando a previsibilidade e o controle da limpeza terminal e concorrente, com dashboard online e gestão por indicadores.

Desenvolvemos protocolos específicos para a Covid-19 e adotamos a utilização de equipamentos como a estação portátil de desinfecção UV – uma tecnologia acionada por controle remoto com alta capacidade de desinfecção sem deixar nenhum resíduo. A luz UV-C, também conhecida por ultravioleta germicida, tem comprovados efeitos na higienização e desinfecção de ambientes, desativando os vírus nas superfícies e objetos. A plataforma de higienização, que também possui tecnologia UV, em formato totem une três funções: a mensuração da temperatura, higienização das mãos com álcool em gel e a desinfecção do calçado por UV, sem a necessidade de qualquer contato com outra pessoa.

Outro importante equipamento utilizado no combate à Covid-19 é o nebulizador/ atomizador a frio, indicado para a desinfecção de superfícies fixas em ambientes, podendo ser aplicado após os procedimentos padrões de higienização.

Sabemos que a cultura de inovação é vista como um processo que exige investimento e dedicação, mas é um caminho sem volta. Acreditamos na busca constante por novas tecnologias, novos procedimentos e treinamentos, um desafio em busca da otimização, qualidade e segurança. Nessa corrida para o futuro, o segmento de limpeza profissional está na frente, principalmente pela demanda vinda com a pandemia, mas isso se tornará exemplo para outros setores, para o desenvolvimento de maquinários e protocolos que irão permear o “novo normal”.