Cuidados que devem ser adotados contra a Covid-19 no processo logístico

Cuidados que devem ser adotados contra a Covid-19 no processo logístico

Devido à pandemia e ao fechamento total ou parcial das lojas físicas, houve um crescimento das vendas online (através de plataformas de e-commerce e marketplace). Isso impacta diretamente o segmento de logística e transporte, com a necessidade das empresas redobrarem os cuidados com a equipe e os veículos para manter o abastecimento de mercadorias e insumos indispensáveis de forma segura e organizada.

Cuidados com a equipe

É necessário orientar os motoristas sobre as medidas de higienização e a utilização de máscaras de proteção, luvas, utensílios individuais e descartáveis, além do uso constante do álcool em gel 70% e um monitoramento contínuo da saúde por meio de medidas que contem com a supervisão da área de Segurança e Saúde Ocupacional.

Cuidados com a mercadoria

É preciso atenção com a embalagem e manuseio das mercadorias, fazendo a higienização das mãos e produtos no momento de carregamento do veículo e após a entrega no destino:

  • Lavar as mãos com água e sabão por no mínimo 20 segundos;
  • Limpar as superfícies com pano descartável e álcool 70% ou solução de hipoclorito a 1%;
  • Utilizar EPIs (máscara e luvas) durante o manuseio;
  • As pequenas embalagens e máquinas de cartão devem ser envolvidas em plástico filme, facilitando a higienização, que deve ser realizada com álcool 70%.

Limpeza do veículo

Esta já era uma tarefa indispensável para garantir a vida útil dos veículos, mas durante a pandemia esta limpeza se torna ainda mais importante, garantindo maior segurança ao motorista.

Cabine do veículo

  • Superfícies de grande contato como maçanetas, volante, câmbio e botões do painel devem ser higienizadas com pano de microfibra ou descartável umedecido em álcool 70%, sempre quando houver a saída do motorista ou ajudante da cabine;
  • Não se esquecer da limpeza dos vidros, tanto externos como internos. É possível utilizar na parte externa limpador de vidros ou detergente e, na parte interna, álcool 70%. Como a própria transpiração pode deixar essa área suja, é importante realizar a limpeza com frequência;
  • No caso dos bancos e carpetes é possível utilizar um aspirador ou uma escova macia. E no caso da necessidade de lavagem, é preciso esperar até a secagem completa, evitando a proliferação de fungos.

Área externa

  • Pode-se realizar a lavagem exterior com detergente ou sabão próprio, água, esponja ou com lavadora de alta pressão.

Não é necessário utilizar produtos abrasivos, pois o detergente já é suficiente no combate à Covid-19.

Área interna

  • É preciso higienizar o local onde a mercadoria será disposta, o ideal é realizar uma lavagem completa (chão, laterais e teto) com detergente e água ou com uma lavadora de alta pressão, esperando a secagem completa, e refazer essa limpeza a cada entrega ou troca de turno.

A Brasanitas Limpeza e Conservação é especialista em limpeza e desinfecção de ambientes. Conta com uma equipe especializada para prestar serviços com eficiência, profissionalismo e cuidado, além de oferecer uma gestão multidisciplinar, o que garante maior eficiência na prestação do serviço e maior qualidade na entrega.

Contamos com área técnica, composta por especialistas, que está atenta às principais tendências, metodologias e equipamentos disponíveis no mercado, para oferecer o que há de mais moderno. Nos empenhamos em assegurar a disponibilidade dos diferentes ambientes de uma empresa, visando o cuidado e segurança de todos os usuários (colaboradores e clientes).

Além disso, desenvolvemos protocolos para auxiliar na limpeza de diferentes superfícies e setores, de baixa a alta criticidade, focados na prevenção e combate à Covid-19.