Desafios e tendências do segmento de facilities services: treinamento, responsabilidade social e ambiente e o trabalho remoto

Desafios e tendências do segmento de facilities services: treinamento, responsabilidade social e ambiente e o trabalho remoto

Estudos realizados no setor de facilities revelam um mercado em ascensão, sendo estimada uma taxa de crescimento de 9% ao ano em países das Américas, Europa e Oceania. E esse aumento se deve à demanda por serviços terceirizados, principalmente de limpeza e higienização. Essa pesquisa, realizada pela Delloite em 2020, também revela os principais motivos por que as empresas investem na gestão de facilities:

  • É uma ferramenta de corte de custos – 59%
  • Possibilita foco no core business – 57%
  • Resolve problemas de capacidade interna – 47%
  • Melhora a qualidade do serviço – 31%
  • É uma necessidade do negócio – 28%
  • Permite acesso a capital intelectual diferenciado – 28%
  • Auxilia no gerenciamento do ambiente de negócios – 17%
  • Permite mudança transformacional mais ampla – 17%

A primeira tendência desse futuro é adoção de protocolos mais rígidos e treinamentos constantes, afinal as mudanças estão ocorrendo a uma velocidade cada vez maior e é preciso que as empresas estejam preparadas. Assim, na área de facilities, é preciso contar com uma empresa que esteja atenta às recomendações dos órgãos especializados, que consiga adaptar procedimentos de forma rápida e intensificar ações necessárias para garantir a segurança dos colaboradores e usuários dos espaços. E que também realize campanhas internas de conscientização dos riscos e das medidas de prevenção necessárias.

A segunda tendência não é novidade, e, devido à alta competitividade do mercado, se torna cada vez mais importante: a gestão integrada das instalações – IFM. Um método que simplifica a comunicação e a tomada de decisão, aumentando a eficiência das instalações e das operações. Afinal, ter todos os serviços concentrados em um único parceiro qualificado favorece o controle das atividades e permite uma maior sinergia entre os colaboradores e os terceirizados.

A gestão de facilities passa a ter um papel estratégico e, portanto, deve estar integrada às demais áreas da empresa, sobretudo aos setores que envolvem a gestão de pessoas. Sua participação nas discussões e decisões traz uma visão importante para a empresa, pois é responsável por criar a conexão entre os ambientes, as máquinas e as pessoas.

A terceira tendência diz respeito à responsabilidade social e ambiental, pois a sociedade cobra uma postura ética das organizações, que não querem sua imagem relacionada a fornecedores que não tenham os mesmos princípios sustentáveis. Empresas com governança fortalecida e foco em ESG tendem a permanecer resilientes na crise e ter vantagens reputacional e competitiva, segundo pesquisa do Comitê Aberje de 2021.

E, no âmbito social, as empresas cobram que seus parceiros promovam condições dignas de trabalho e bem-estar, além de realizar práticas que favoreçam a inclusão e a diminuição das desigualdades. A criação da Norma ISO 41000 e da Certificação Fitwell veio para somar nesse cenário, contribuindo para a melhora da qualidade de vida e para o bem-estar das pessoas.

A quarta tendência, e talvez o maior desafio, é a inovação. As empresas buscam empresas que estejam constantemente se aprimorando deixando seus serviços mais ágeis, inteligentes e eficientes. A IoT – Internet das Coisas tem tornado os ambientes mais inteligentes a partir de sensores e termostatos, controlando temperaturas, nível de iluminação e ruído. A presença e o fluxo de pessoas também podem ser medidos. E tudo isso favorece uma atuação mais assertiva, preditiva e controlada, o que otimiza tempo e custos.

Mas essa inovação não está relacionada apenas à busca de novas tecnologias, mas também ao comportamento, é preciso inovar no pensamento, identificando oportunidades e formas de otimizar as atividades. Segundo a presidente da Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace (Abrafac), Irimar Palombo: “Todos precisam se reinventar, cuidar de diferentes aspectos até então não previstos. E não falo de uma atualização superficial. É algo profundo sobre diferentes assuntos”.

A quinta tendência é a automação de tarefas. Com o auxílio da tecnologia, muitas tarefas poderão ser automatizadas e isso garantirá mais controle, qualidade e agilidade. Por meio de softwares, é possível controlar as tarefas da equipe, definir checklists padronizados, conferir o tempo de trabalho, solicitar ordens de serviço etc. E máquina e robôs poderão ser utilizados para algumas tarefas mais operacionais. Assim, os humanos poderão se dedicar às atividades mais qualificadas, como gerenciamento, tomada de decisão, comunicação e interação social.

Por fim, é preciso falar sobre os impactos do trabalho híbrido ou remoto na gestão de facilities. De um lado teremos plantas industriais e escritórios cada vez mais modernos buscando por soluções que atendam ao seu negócio, que estejam ajustadas às melhores práticas de segurança sanitária e que atendam à demanda de flexibilidade da infraestrutura. E o desafio da área de facilities será se adequar rapidamente ao tamanho da empresa, ao tipo de space planning, adaptar as políticas e normas de utilização e convívio, adotar a tecnologia mais aderente e desenvolver métricas que reflitam o comportamento e a realidade.

O Grupo Brasanitas tem 60 anos de experiência em facilities services, com divisões que permitem uma entrega multisserviços qualificada e especializada. Os clientes podem contar com uma estrutura robusta e preparada para oferecer o integrated facility management (IFM) para diversos segmentos, em conformidade com as principais normas e regularizações do mercado.

Podemos auxiliar com soluções de higiene e limpeza, qualidade de água e ar, coleta de resíduos, controle de pragas, manutenção de áreas verdes, manutenção predial, além de serviços gerais e de apoio, como recepcionista, controle de acesso e outros. Estamos presentes em mais de 18 unidades corporativas. Fale agora com um especialista e veja o que podemos fazer por você.

 

Fonte:

https://abrafac.org.br/noticias/maior-evento-do-setor-de-facilities-do-brasil-reunira-especialistas-internacionais-nos-dias-1-e-2-de-outubro-em-sao-paulo-para-discutir-temas-como-blockchain-tecnologia-sustentabilidade-e-iso-41000/

https://abrafac.org.br/blog/desafios-para-facility-management-pos-pandemia/

https://blog.infraspeak.com/pt-br/gestao-de-facilities-tendencias-e-desafios/

https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/tax/articles/pesquisa-global-outsourcing.html