Limpeza x Desinfecção: Entenda as Diferenças para Garantir Ambientes Seguros

Limpeza x Desinfecção: Entenda as Diferenças para Garantir Ambientes Seguros

Manter um ambiente de trabalho limpo e seguro é crucial para a saúde e o bem-estar de todos. Duas práticas essenciais para alcançar esse objetivo são a limpeza e a desinfecção, e compreender as diferenças entre elas é fundamental.

Neste artigo, o Grupo Brasanitas apresenta as principais diferenças entre a limpeza e a desinfecção.

Limpeza: Remoção de sujidades detectáveis a olho nu

Na Limpeza são removidas substâncias como poeira, papeis e germes detectáveis a olho nu, mantendo uma aparência agradável e higiênica.

Consiste na limpeza de superfícies e objetos utilizando detergentes e produtos de limpeza comuns. 

É uma etapa essencial da rotina diária de limpeza, visando manter as superfícies com uma aparência agradável e higiênica, necessitando de execução regular para garantir um ambiente limpo e confortável.

Desinfecção: Eliminação de Microrganismos para Segurança Total

A desinfecção vai além, eliminando microrganismos como bactérias, vírus e fungos para um ambiente mais seguro.

É um processo mais profundo, com a utilização de produtos químicos específicos para eliminar ou reduzir significativamente a quantidade de microrganismos presentes em superfícies e objetos, principalmente os que fazem parte do nosso dia a dia, que muitas vezes são subestimados, como mesas, cadeiras, telefones, maçanetas e interruptores de luz, por exemplo.

Através do toque, esses microrganismos podem ser transferidos para as mãos das pessoas e, posteriormente, para os olhos, boca e nariz, onde podem causar infecções.

A desinfecção regular de superfícies é especialmente vital em locais de alta circulação e com grande contato entre diferentes indivíduos.

A Importância da Combinação Eficiente de Limpeza e Desinfecção gera a higienização

A união eficiente desses processos é vital para garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

Em resumo, a combinação eficaz de limpeza e desinfecção gera a higienização, mantendo ambientes de trabalho seguros e saudáveis, assegurando o bem-estar dos funcionários e a eficácia das operações empresariais.

Descubra os Nossos Serviços Full Facilities

O Grupo Brasanitas é referência em serviços Full Facilities, adaptando-se às necessidades do seu negócio de forma personalizada, adaptando-se às necessidades do seu negócio para criar ambientes acolhedores e seguros. 

Para saber mais, fale com um de nossos especialistas clicando aqui.