Manutenção e sustentabilidade

Manutenção e sustentabilidade

A manutenção correta das máquinas e equipamentos da sua empresa ou indústria contribui não apenas para gerenciar custos e consumo energético, garantindo sustentabilidade econômica para o seu negócio, mas também para melhorar a segurança e a eficiência produtiva e ainda desenvolver uma consciência socioambiental, contribuindo com a saúde do meio ambiente. 

Os benefícios da manutenção vão além da economia no investimento, da garantia de bom funcionamento e prolongamento da vida útil das máquinas. 

A manutenção promove uma melhor performance e eficiência dos equipamentos, que passam a produzir mais e consumir menos. Isso gera uma produção sustentável, não apenas para a saúde do meio ambiente, mas também para a própria empresa. 

A manutenção também visa melhorar a segurança do ambiente de trabalho e evitar perdas e danos que possam paralisar a produção.  

Como a manutenção pode contribuir? 

O investimento na manutenção é baixo quando comparado a consertos e substituições de equipamentos ou ao uso de aparelhos desregulados, que consomem muito e produzem pouco. 

Com máquinas funcionando com 100% da capacidade, é possível reduzir desperdícios no consumo de energia, permitindo a produção de qualidade a um custo mais baixo. Resumindo: é melhor prevenir do que remediar.  

Entretanto, mesmo quando o assunto é manutenção, é importante ter em mente três tipos de execução: a manutenção corretiva, a preventiva e a preditiva.  

Conheça os 4 tipos de Manutenções  

1. Manutenção preditiva 

O desenvolvimento de soluções com base em análise de dados, e a introdução da inteligência artificial, permitiu que os fabricantes e fornecedores planejassem a manutenção preditiva com base em previsão de falhas e defeitos, monitorando os principais parâmetros da operação e os indicadores de eficiência, assim é fácil implementar as ações corretivas necessárias para antecipar qualquer falha ou mau funcionamento. 

Esse tipo de manutenção automatizada e inteligente permitindo a previsibilidade, planejamento e intervenções necessárias com base em previsões. Com isso, é possível reduzir as despesas causadas por falhas inesperadas e interrupções nos processos de produção. 

2. Manutenção preventiva 

A manutenção preventiva é utilizada em casos aonde os técnicos se planejam para evitar falhas ou problemas futuros, soluções com base tecnológica com foco em automatização de dados permite que os técnicos executem, monitorarem e planejem a manutenção preventiva das suas máquinas de forma rápida e eficaz, permitindo até mesmo um agendamento para manutenção por exemplo de um determinado equipamento, viabilizando tempo e recursos tanto financeiros como humanos. 

3. Manutenção planejada 

A manutenção planejada consiste em detectar o problema na máquina e agendar o tratamento dessa ocorrência de forma eficiente, evitando falhas ou perdas. Nesse processo o objetivo principal é o desenvolvimento de um sistema que promova a eliminação de atividades não programadas de manutenção, evitando custos desnecessários ou surpresas no processo produtivo. 

4. Manutenção corretiva 

A manutenção corretiva é realizada após a detecção de um defeito em um equipamento ou em uma linha de produção, ela pode ser tanto planejada ou não, depende da solução tecnológica vigente ou período de manutenção dessa indústria.  

A manutenção corretiva é aplicada quando existe uma falha ou problema no processo, substituindo peças e componentes afetados, corrigindo rapidamente o problema recuperando a capacidade de produção de uma instalação ou equipamento que tenha sofrido alteração em seu funcionamento. 

A manutenção corretiva é reativa, já que se planeja em cima da falha para então tomar uma ação de manutenção na estratégia de gestão de ativos. Geralmente os técnicos aplicam a manutenção corretiva não planejada para reagir assim que uma falha não prevista ocorre e se faz necessário uma intervenção imediata para que a linha de produção não seja afetada ou ocorra uma pausa não programada.  

A manutenção corretiva não planejada pode gerar custos para empresa, gastos e despesas não planejados podem gerar quebras no orçamento ou até mesmo levar problemas simples para situações graves, até porque dentro de um processo, qualquer alteração não planejada é um risco na cadeia de produção. O ideal é manter o foco em se planejar e corrigir o erro no momento da detecção do problema entrando com a solução técnica necessária.  

Empresas sustentáveis em foco 

Agora que você já entendeu as vantagens técnicas que a manutenção garante para a sua empresa, vamos falar sobre como a sustentabilidade ajuda na imagem do seu negócio. 

Ser uma marca preocupada com o meio ambiente promove um desenvolvimento social e ajuda na conscientização da redução do desperdício de recursos naturais. 

Com isso, a sustentabilidade ganha vida, tanto no âmbito econômico e produtivo para a sua empresa, quanto no quesito social, ajudando a criar uma imagem sustentável e consciente para o seu negócio. 

Com profissionais qualificados e tecnologia de ponta, a Infralink garante a manutenção das instalações da sua empresa com qualidade e eficácia. 

A Infralink conta com excelência na prestação de serviços, te ajudando a manter todas as máquinas funcionando com 100% da capacidade todos os dias e, consequentemente, gerando sustentabilidade. Fale agora com um de nossos consultores.