Operações volantes: alta qualidade em manutenção preventiva e corretiva
A manutenção volante é uma categoria de prestação de serviços em engenharia de manutenção que visa atender empresas com mais de uma unidade, distribuídas por uma determinada região, facilitando a disponibilidade de equipamentos e ambientes. Trata-se de uma solução indicada para tarefas com menor nível de complexidade, que não exijam equipes fixas ou as quais a operação volante pode oferecer suporte para essas.
Essa modalidade pode incluir serviços gerais de manutenção como em elevadores, ar-condicionado, geradores e pequenas obras, além de intervenções em sistemas automatizados, verificação de qualidade do ar etc.
O planejamento estratégico da manutenção é o que pode definir qual a melhor categoria a ser adotada - a manutenção volante ou uma combinação de ambas. Afinal cada unidade possuirá necessidades diferentes de manutenção preventiva e corretiva de acordo com suas especificidades – nível de complexidade técnica (quantidade de equipamentos, instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado etc.) e complexidade operacional (nível de automação, quantidade de usuários, horário de funcionários etc.).
Também é necessário realizar um diagnóstico para avaliar as necessidades e propor o melhor plano de trabalho para atendê-las. Pois o diagnóstico irá avaliar não só as estruturas, mas qual o segmento de atuação das unidades para verificar o tempo de resposta requerido, a disponibilidade dos ambientes e outros detalhes importantes que irão definir os tipos de manutenção, a frequência, a capacitação técnica necessária e os procedimentos que serão utilizados visando a segurança e bem-estar de todos.
Esse tipo de terceirização tem alta qualidade, pois conta com a estrutura de equipamentos e pessoal técnico capacitado, mas com um custo mais enxuto. Através da tecnologia, como dispositivos de tablets, celulares, QR Codes, sensores e softwares de gestão é possível manter o controle sobre as operações, além de facilitar o acesso às informações em qualquer lugar e agregar mais valor à prestação de serviços.
Normalmente a equipe básica de manutenção volante é composta por, no mínimo, dois profissionais com competências gerais de infraestrutura civil, elétrica, hidráulica e ar-condicionado, mas são supervisionados por um encarregado responsável pela garantia da execução da manutenção de acordo com o planejamento e com as normas vigentes. Assim, existe não só um controle eficiente como uma troca de expertises. E, como esses serviços impactam diretamente nas atividades das pessoas é importante estar constantemente medindo a satisfação com o trabalho através de relatórios e anotações, visando a melhoria contínua.
A Infralink garante confiabilidade e disponibilidade de instalações e equipamentos, através de soluções em engenharia de manutenção focadas em três pilares de excelência: inovações tecnológicas, processos estruturados e profissionais especializados para atender as necessidades específicas do segmento de cada cliente.
As operações volantes Infralink são compostas de profissionais e técnicos especializados, toda gestão ocorre de modo centralizado por meio do núcleo de operações e controle (NOC), permitindo uma visão das operações em nível nacional.
- Possuíamos cobertura de atendimento em diversas regiões;
- Estamos preparados para realizar os serviços de manutenção predial, refrigeração, frio alimentar;
- Nossas equipes volantes podem oferecer apoio às equipes residentes;
- Temos rastreamento por GPS de cada equipe volante;
- Possuímos uma frota com mais de 100 veículos;
- Possuímos atendimento em mais de 1.000 unidades de negócio.
Nosso gerenciamento informatizado permite gerenciar todo o plano de manutenção de duas formas: com cronogramas predefinidos, controle de periodicidade e frequência de atendimento em manutenções preventivas; e dentro de um SLA acordado em manutenções corretivas.
Além disso, nossa ferramenta de gerenciamento informatizado garante uma comunicação eficiente e simultânea com todos os envolvidos, gerando relatórios simplificados, OSs eletrônicas (que propiciam maior agilidade no atendimento e resolução, inclusive com economia de recursos) e monitoramento por indicadores, tudo de forma remota e 100% digital.
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