Prevenção de mosquitos e vetores no segmento hospitalar

Prevenção de mosquitos e vetores no segmento hospitalar

Os hospitais são ambientes de risco nos quais encontramos diariamente pessoas com a saúde debilitada. Por esse motivo, todo tipo de vetor de doenças deve ser controlado. Contudo, vale salientar que o controle de pragas no segmento hospitalar é um assunto complexo, pois as pragas urbanas podem carregar em suas patas e pelos diversos microrganismos, como bactérias, vírus e outros agentes contaminantes.

O controle de pragas nesse ambiente deve atender às diversas normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Ministério da Saúde, como ISO 22000, BPF e HACCP. Por isso, essas instituições são bem rígidas na escolha de um parceiro que consiga atender às suas necessidades com ações preventivas e corretivas. E que, além disso, tenha a expertise para uma abordagem mais segura e bem menos invasiva com os usuários dos ambientes, entendendo as características biológicas das pragas, analisando os espaços e entendendo os fatores que permitiram ou possam permitir que as pragas acessem e se instalem no local.

Pela criticidade, a prevenção é a melhor estratégia, mas, quando se faz necessário o uso de inseticidas, a escolha e a aplicação também devem ser criteriosas. Escolhendo produtos regulamentados pelo Ministério da Saúde. Normalmente, as pragas acabam entrando nesses ambientes atraídas por algumas condições, como a alta circulação de pessoas, a presença de sangue, secreções e alimentos. Além disso é preciso considerar também o ambiente externo da unidade e a vizinhança. Assim, a empresa parceira, além da ação corretiva, terá que realizar uma análise eliminando situações típicas que favorecem a entrada, a instalação, a alimentação, a reprodução e a proliferação das pragas.

No caso de insetos, os mais comuns nesses ambientes são as moscas e os mosquitos, podendo transmitir doenças, como dengue, febre amarela, zika, malária e Chikungunya. O primeiro passo nessa situação é uma observação de portas e janelas sem proteção, falta de manutenção em equipamentos, acondicionamento inadequado de alimentos, lixo, locais com acúmulo de água, entre outras situações que possam atrair e criar condições de acesso e abrigo para pragas. Esses insetos podem usar como abrigos frestas, locais escuros, cantos e rodapés, jardins, rachaduras, forros, salas vazias, locais com acúmulo de materiais etc. O controle pode ser feito com algumas técnicas específicas a depender do local a ser tratado, da praga-alvo e das condições, como, por exemplo, aplicação de gel inseticida, pulverização e polvilhamento. A melhor ação para cada caso deve ser avaliada pelo especialista em conjunto com os responsáveis pelo local.

Com a Praxxis, você tem acesso a um gerenciamento integrado do controle de pragas por meio de um diagnóstico do ambiente, tecnologias de monitoramento 24 horas, equipes de especialistas para solucionar os problemas, além da utilização de produtos de qualidade e seguros para a saúde humana. Como parte do Grupo Brasanitas, a expertise de mais de 60 anos de atuação no mercado e o aprimoramento contínuo de processos, técnicas e produtos, proporcionam aos clientes a entrega de um ambiente saudável para colaboradores e clientes.

Prezando sempre fazer entregas com agilidade, qualidade, consistência, competência, flexibilidade e visando manter a integridade dos bens do cliente e de sua reputação, fazemos um trabalho cauteloso e discreto com processos que interfiram o mínimo possível na rotina da empresa. Além disso, a Praxxis tem licenças e certificados estabelecidos pelos órgãos reguladores e o selo do Programa de Proteção Bayer, conferindo a qualidade e a segurança necessárias para um gerenciamento completo em qualquer ambiente.